Luiz Felipe Scolari desfalca time paulista no Rio de Janeiro

Pela 13ª partida desde que assumiu o Palmeiras pela segunda vez, em julho de 2010, Luiz Felipe Scolari não estará no banco de reservas.

Suspenso pelo STJD, o técnico dá lugar hoje a seu auxiliar, Flávio Murtosa, contra o Fluminense, no Engenhão, no Rio.

Desta vez, a punição foi por dois jogos (vale também para o de quarta, ante o Flamengo) por, segundo a súmula assinada pelo árbitro Antônio Schneider, ter chutado a bola em direção à arbitragem, em gesto considerado uma reclamação abusiva.

O jogo em questão é contra o Bahia, na derrota por 2 a 0 no dia 26 de julho. A partida foi uma das que Scolari e a diretoria mais reclamaram em relação a erros de arbitragem. Na conta do clube, foram oito pontos perdidos por falhas em decisões de árbitros e bandeiras neste Brasileiro.

Como está com 13 pontos, segundo essa conta, o clube poderia ter 21 e mais distante da zona de rebaixamento.

A presença de Murtosa no banco não altera muito a orientação para os jogadores. Scolari fica em uma cabine, com rádio, e se comunica o tempo todo com o auxiliar.

As ausências de Scolari foram por motivos diversos. Logo que foi contratado, ainda estava em Portugal tratando da mudança. Por isso ficou fora por três jogos. Foram outras sete partidas por suspensão e duas em que resolveu protestar contra a presença de um desafeto, o bandeira Roberto Braatz. Por opção, viu os jogos da tribuna.

Para a partida, Scolari e Murtosa não terão o meia Daniel Carvalho, que voltou a sentir lesão muscular na coxa esquerda. Como Valdivia ainda não está preparado fisicamente para retornar, também de contusão, o lateral Fernandinho continuará improvisado no meio de campo.

"Se ele [Scolari] me perguntar, eu vou falar que eu prefiro jogar no meio. Fui contratado para a lateral, mas a minha posição de origem é meia", disse Fernandinho, autor de passe para o gol de Barcos ante o Botafogo, na última quarta-feira.

O zagueiro Leandro Amaro, suspenso, dará lugar a Thiago Heleno, recuperado de lesão. Já o volante João Vítor retorna de suspensão.

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Wallace, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Wágner e Thiago Neves; Rafael Sóbis e Fred. Técnico: Abel Braga

PALMEIRAS
Bruno; Artur, Thiago Heleno, Maurício Ramos e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vítor e Fernandinho; Obina e Barcos. Técnico: Flávio Murtosa

Estádio: Engenhão, no Rio
Horário: 18h30
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)

NA TV
Fluminense x Palmeiras
18h30 SporTV 2 (menos RJ)