Mais da metade dos eleitores ainda não fez o recadastramento

Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara somam 72.729 eleitores. Todos precisam fazer a revisão do cadastro eleitoral, mas até a última quarta-feira (14) menos da metade dessa população tinha comparecido ao Fórum Eleitoral. “Ainda resta revisar 37.807 eleitores”, informou o chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral do Paraná, Cristiano Tomaz de Aquino.
Ele informou que houve queda na quantidade de pessoas que foram até o Fórum Eleitoral ao longo das últimas semanas. Embora a capacidade de atendimento seja para 850 eleitores por dia, a média de revisões ficava em 630. Atualmente, são 540 pessoas. “Estamos com uma ociosidade de 310 eleitores por dia. Assim, há sobras de vagas no agendamento”, destacou Aquino.
A preocupação é que a baixa procura até agora resulte em longas filas de espera nos últimos dias de atendimento para o cadastramento biométrico. Ainda faltam fazer a atualização 32.395 eleitores de Paranavaí, 2.375 de Tamboara, 2.170 de Amaporã e 867 de Nova Aliança do Ivaí. O prazo termina no dia 11 de agosto.
Quem não passar pelo procedimento terá o Título de Eleitor cancelado. Significa que não poderá votar nas próximas eleições. Mas as implicações não param por aí. Sem o documento, o cidadão não consegue, por exemplo, renovar o CPF, conseguir registro empregatício, tomar posse em cargo público, fazer matrícula em instituição de Ensino Superior e conseguir financiamento bancário.
Aquino disse que não há expectativa de prorrogação do prazo. Também não existem informações sobre novo período para receber os eleitores que não regularizarem a situação. Após 11 de agosto, a atual estrutura de atendimento no Fórum Eleitoral será desmontada. Além disso, o horário de abertura – que agora é das 9 às 18 horas – voltará a ser das 12 às 18 horas.
AGENDAMENTO – Quem ainda não fez a atualização pode acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-pr.jus.br) e agendar dia e horário de atendimento. Esse procedimento agiliza o atendimento aos eleitores, tornando o recadastramento mais rápido.
DOCUMENTOS – Para atualizar o cadastro eleitoral é necessário apresentar documento de identificação pessoal com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH) e comprovante de residência atual (emitido há até três meses), podendo ser contas de energia elétrica, água, telefone, cartão de crédito e correspondência bancária ou comercial.
Se o comprovante de residência estiver no nome de outra pessoa, é necessário certificar o vínculo com o município. Se for do cônjuge, é preciso apresentar a certidão de casamento, declaração de união estável ou documento de nascimento de filhos em comum, para atestar o relacionamento.
De acordo com Aquino, também são aceitos como prova de vínculo eleitoral com o município: registro em Carteira de Trabalho, contratos de trabalho, participação em sociedade e ser proprietário de imóvel, mesmo que o eleitor não resida. Todos os documentos devem ser originais, não sendo preciso levar cópias.