Mais de 100 empregos diretos devem ser gerados com a reitoria da Unespar

Na semana passada o governador Beto Richa anunciou que a reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), hoje em Curitiba, será instalada em Paranavaí. A mudança ainda precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), mas a expectativa é de que sejam criados mais de 100 cargos.
O vice-reitor da Unespar, Antonio Rodrigues Varela Neto, disse que “o processo requer tempo”, mas fez previsões otimistas quanto ao desenvolvimento econômico.
Serão dezenas de famílias se mudando para Paranavaí, aplicando recursos no comércio, no setor de serviços e no mercado imobiliário. “A princípio, o giro da economia é a grande conquista para Paranavaí e região”.
A criação dos cargos por lei deverá acontecer ainda este ano. Os funcionários de carreira serão escolhidos por concurso público, as funções gratificadas poderão ser exercidas por servidores indicados pelas instituições que compõem a Unespar.
Varela afirmou que a Unespar é uma instituição em construção. “Já está consolidada, mas ainda depende de instrumentos legais para que todas as etapas sejam cumpridas”.
De acordo com Varela, a instalação da reitoria da Unespar em Paranavaí não representa vantagens para a Fafipa em detrimento dos outros campi. A proposta é fazer com que todas as instituições cresçam e se desenvolvam de forma igualitária. “Todos os campi terão o mesmo tratamento”, garantiu o vice-reitor.

Oito campi integram a Unespar
Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Eembap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv) e Escola Superior de Segurança Pública (Antiga Academia Policial Militar do Guatupê – APMG). E existe uma negociação para que a Escola Superior da Polícia Civil também seja incluída.