Mais de 100 empresas com focos de dengue começam a ser notificadas

A Vigilância em Saúde (Visa) de Paranavaí, com o apoio do Ministério Público, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, iniciou ontem a notificação de 106 empresas consideradas pontos estratégicos no combate à dengue. Todos os estabelecimentos que estão sendo visitados fazem parte de uma lista de locais com grande incidência de focos do mosquito transmissor da doença.
A notificação dá prazo de 24 horas para que os criadouros de larvas do Aedes aegypti sejam eliminados. A partir deste período, uma nova vistoria será feita nos locais, e se as devidas providências não forem tomadas, o empresário será multado e o estabelecimento estará sujeito a interdição por tempo indeterminado.
O promotor de Justiça Marcelo Alessandro da Silva Gobbato, que responde pela Promotoria de Saúde Pública, informou que além dessas punições, o proprietário que não cumprir a determinação de eliminar os focos de mosquitos da dengue poderá responder criminalmente. “O objetivo é fazer com que os empresários adotem medidas permanentes de combate à dengue”, disse.
Todas as empresas que estão recebendo a notificação já haviam sido informadas anteriormente sobre a necessidade de eliminar os focos do Aedes aegypti. De acordo com o diretor da Visa, Décio Borges Monteiro, em alguns casos o problema se arrasta por mais de dois anos.
Para o tenente-coronel Antonio Olímpio Ramires Lima, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, as notificações são fundamentais para alertar a todos sobre a gravidade da epidemia de dengue em Paranavaí. “Não queremos prejudicar os empresários, mas evitar que a situação piore ainda mais”.
CASOS DE DENGUE – Boletim divulgado pela 14ª Regional de Saúde mostra que em toda a região o número de notificações já passa de 4.100. Deste total, 1.674 casos foram confirmados e apenas 273 foram descartados por exames laboratoriais e 2.171 ainda estão pendentes. Todos os dados são referentes apenas a 2013.
A maioria dos doentes está em Paranavaí. São 2.495 notificações, com 955 casos positivos, 141 negativos e 1.399 pendentes. São Carlos do Ivaí também aparece entre os municípios que mais preocupam: 571 notificações, 474 resultados positivos, 18 negativos e 79 pendentes.