Mais de 126 mil bovinos deverão ser vacinados em Paranavaí

Começa hoje, em todo o Paraná, a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. Na região Noroeste, aproximadamente 955 mil cabeças de gado devem ser imunizadas contra a doença, mais de 126 mil só em Paranavaí, segundo números do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab). Os criadores de bovinos e bubalinos terão até o dia 30 de novembro para aplicar a vacina nos animais.
Os produtores deverão levar a nota fiscal da compra das vacinas até a unidade de sanidade agropecuária, para comprovar que os rebanhos estão protegidos contra a febre aftosa. Também será necessário declarar todos os animais existentes nas propriedades, para que seja feita a atualização dos cadastros e fique comprovada a sanidade dos rebanhos paranaenses.
Vencido o prazo para a vacinação e para a comprovação das vacinas, quem não tiver imunizado os animais terá de pagar multa de R$ 96,09 por cabeça não vacinada.
Vale destacar que não há mais limite de idade para a vacinação, ou seja, todo o rebanho precisa ser vacinado. No caso de animais com até 24 meses são necessárias duas doses por ano. Para os que já têm mais de dois anos de idade, a exigência é de que sejam vacinados apenas uma vez.