Mais de 4.500 alunos da rede municipal voltam às aulas em Paranavaí

Os mais de 4.500 alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas nesta terça-feira em Paranavaí. Atualmente, a rede municipal de educação conta com aproximadamente 600 professores. Os mais de 2.500 alunos dos Centros de Educação Infantil (CMEI) já retornaram às aulas na última semana.
“As escolas estão completamente equipadas e limpas. Colocamos álcool gel em todos os locais para incentivarmos os cuidados com a gripe, por causa do inverno. Os ônibus que fazem o transporte escolar passaram pelas devidas revisões e a merenda também já foi entregue. Os professores participaram de uma capacitação antes das férias e está tudo pronto para receber os alunos para o segundo semestre do ano letivo”, explica a secretária Cida Gonçalves.
VANS ESCOLARES – Com a volta às aulas na rede municipal de ensino, hoje, a Diretoria de Trânsito (Ditran) do município alerta os prestadores de serviço de transporte escolar de Paranavaí sobre a necessidade de uma nova vistoria veicular.
“A vistoria deve ser feita a cada seis meses e até agora apenas três, dos 36 prestadores de serviço do município, realizaram a nova inspeção, que serve para conferir se o veículo possui todos os equipamentos obrigatórios, conforme a legislação vigente. Se tudo estiver dentro dos padrões exigidos, o motorista recebe uma carteirinha, que é a autorização para realizar o transporte de alunos no veículo”, explica o diretor da Ditran, Gilmar Narcizo Lopes.
De acordo com a Lei nº 9.503, artigos 136 a 139 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as vans devem estar registradas na categoria de aluguel, ter pintura de faixa cor amarela com o dizer “Escolar” nas laterais e na traseira, tacógrafo, cinto de segurança para cada usuário, extintor e lanternas apropriadas. Além disso, o proprietário da van deve fixar a carteirinha de autorização para o transporte escolar em local visível, na parte interna do veículo.
“Nós estamos aqui para garantir que o transporte seja feito com responsabilidade e os pais destes estudantes também podem colaborar, exigindo do prestador de serviço a licença para transportar crianças e a habilitação especial. É a segurança dos seus filhos que está em jogo”, destaca Lopes.
BLITZ – Segundo o gerente administrativo da Diretoria de Trânsito, Gabriel Luiz, as equipes da Ditran e a Polícia Militar vão começar uma rigorosa fiscalização dos veículos que fazem o transporte de estudantes já na primeira semana de aula.
As blitze serão feitas tanto nas escolas públicas quanto nas particulares. “Quem não estiver dentro dos padrões exigidos será notificado e corre o risco de ter o carro detido e perder a licença”, enfatiza.
Os pais também podem ajudar na fiscalização. Caso constatem alguma irregularidade, devem ligar para a Ditran no telefone 3902-1131.