Mais de 55% do público-alvo já foi vacinado contra a gripe

A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 17 de abril e se estenderá até 26 de maio. Até lá, o objetivo é imunizar aproximadamente 84 mil pessoas nos municípios do Noroeste do Paraná. Por enquanto, o alcance representa pouco mais da metade dessa população, 55,63%.
Entre os grupos definidos para receberem a vacina, o que obteve menor índice é o das crianças. Até a tarde de ontem eram apenas 41,44%. A expectativa é que o número cresça de forma expressiva nos próximos dias, especialmente no sábado que vem, 13 de maio, estipulado como Dia D de mobilização.
A chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva, fez um alerta para mães e pais de crianças com idades de seis meses a menores de cinco anos: o tempo para que a vacina faça efeito vai de 15 a 21 dias. Por isso, quanto mais cedo a aplicação acontecer, mais rapidamente fará efeito.
Entre os profissionais que atuam na área da saúde, o índice de alcance da vacinação é 63,03%. Entre as gestantes, 51,06%. As puérperas, ou seja, mulheres que deram à luz há até 45 dias, 73,96%. Os idosos, 61,19%.
A campanha de vacinação também inclui pessoas com comorbidades e doenças crônicas. Em relação a esse público, os municípios do Noroeste do Paraná conseguiram imunizar 5.403 pessoas. Professores de escolas públicas e particulares totalizam 2.601.
As doses da vacina estão sendo distribuídas gratuitamente nas unidades de saúde de todos os municípios do Noroeste do Paraná. É importante que os pacientes apresentem o cartão vacinal, para que seja possível fazer o acompanhamento correto do histórico de cada um.