Mais de 60 mil paranavaienses aptos a votar

O povo brasileiro vai às urnas hoje para escolher o novo presidente, governadores, senadores (duas vagas por estado), deputados federais e estaduais. Em Paranavaí são 60.172 eleitores, que devem comparecer aos locais de votação das 8h às 17h.
Esse número de eleitores é um pouco inferior ao verificado no pleito anterior, quando havia 62.287 pessoas em condições de votar.
Levando em conta as quatro cidades da Comarca, são 69.236 votantes, também inferior ao geral anterior que chegava a 72.255 pessoas.
Além de Paranavaí integram a comarca: Amaporã (com 3.808 eleitores); Nova Aliança do Ivaí (1.322; e Tamboara (3.924 pessoas em condição de voto).
5 CANDIDATOS – Levando em conta apenas candidatos com domicílio em Paranavaí são cinco pleiteando uma vaga na Assembleia Legislativa.
Ampliando para a região, Nova Esperança tem um postulante. E na disputa para deputado federal são dois os paranavaienses na disputa, porém, outros postulantes a federal são identificados, tendo familiares ou com apoiadores locais.
Paranavaí tem neste pleito também um postulante a governador do Paraná. Trata-se do professor Ivan Bernardo, do PSTU.
Mas as eleições são gerais. No caso dos candidatos a deputado estadual, por exemplo, é possível votar em qualquer um dos 767 postulantes, residentes em uma das 399 cidades do Paraná, divididos em 32 partidos.
O mesmo exemplo se aplica para os 450 postulantes a uma cadeira na Câmara dos Deputados Federais, se estendendo ainda para os dez candidatos ao Palácio Iguaçu e 16 nomes que pleiteiam uma das duas vagas para o Senado.
APLICATIVO – A Justiça Eleitoral disponibilizou o aplicativo “e-Título”, para iOS e Android. Trata-se de uma ferramenta que permite ao usuário acessar uma versão digital do Título de Eleitor pelo telefone celular. Além disso, fornece informações atualizadas sobre local e seção de votação. O uso do “e-Título” evitará que o eleitor tenha dificuldades para se encontrar na hora de votar.
Outra vantagem é que a versão digital do Título de Eleitor substitui o documento oficial com foto, exigência para participar do pleito. Basta apresentar a imagem pelo celular, para que a equipe da seção faça a devida conferência com os dados cadastrados junto à Justiça Eleitoral.

ORDEM DA VOTAÇÃO
É permitido ao eleitor levar para a cabine da urna eletrônica a famosa colinha em papel com os números dos candidatos. Para facilitar, fique atento à ordem de votação: deputado federal, deputado estadual, senador (1ª vaga), senador (2ª vaga), governador, presidente.

SEGURANÇA
A Polícia Militar definiu nesta semana o seu plano para garantir a segurança das eleições em Paranavaí e região. Serão destinadas equipes para todos os locais de votação.
Também haverá equipes à disposição da Justiça Eleitoral para eventuais intervenções, informa o major Jefferson Luiz de Souza, subcomandante do 8º Batalhão, com sede em Paranavaí. A orientação vale para todas as cidades, resume.