Mais de 88 mil deverão ser vacinados contra a gripe no Noroeste do Paraná
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início ontem e se estenderá até 1º de junho. As doses da vacina já estão disponíveis nas unidades básicas de saúde de todo o Noroeste do Paraná, onde os grupos considerados como prioritários totalizam 88.348 pessoas.
Fazem parte do público-alvo 15.692 crianças de seis meses a quatro anos de idade, 5.376 profissionais que atuam na área da saúde, 2.771 gestantes, 454 puérperas, 34.624 idosos, 24.765 pacientes com doenças crônicas e 4.666 professores das redes pública e particular de ensino.
De acordo com a chefe regional de Vigilância Epidemiológica, Samira Silva, a meta é imunizar pelo menos 90% de cada grupo. Os rumores de que o inverno será de frio intenso e com grande número de pessoas gripadas poderão estimular a população a buscar vacinação o quanto antes, permitindo que o objetivo seja alcançado.
A vacina garante proteção contra três tipos de vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, responsáveis pelos sintomas mais severos da gripe. Não existe a possibilidade de provocar a doença. “O vírus utilizado na vacina é inativo e fragmentado”, explicou Samira. Ao mexer com o sistema imunológico, a dose pode desencadear sintomas de gripe.
A chefe de Vigilância Epidemiológica destacou a importância de receber imunização o mais rapidamente possível, já que são necessários alguns dias após a vacinação até que o organismo esteja efetivamente protegido. Samira também declarou que a circulação dos vírus é maior nos meses de junho e julho.