Mais de 8.500 atendimentos dos Bombeiros

Integrantes do Corpo de Bombeiros já prestaram cerca de 8.500 atendimentos na Operação Verão deste ano na região de Paranavaí. O serviço vem sendo desenvolvido em 10 postos localizados em Porto Rico, São Pedro de Paraná (Porto São José) e Marilena (Porto Maringá).
De acordo com subcomandante da seção, aspirante Guilherme Costa Brischiliari, desde o início da operação, no dia 19 de dezembro, foram realizados 502 prevenções e 10 resgates de banhistas. Os bombeiros resgataram uma embarcação e realizaram 3.352 advertências, 4.718 orientações e 13 atendimentos diversos.
Brischiliari afirmou que neste ano estão sendo empregados 17 bombeiros militares e outros 42 guarda-vidas voluntários. Juntos, realizam trabalhos de prevenção, orientação, salvamento aquático, busca aquática e encaminhamento de crianças perdidas nos locais de lazer do Rio Paraná.
#IMG02CUIDADOS – Os bombeiros indicam que é importante dar preferência e entrar na água somente em locais onde tenham guarda-vidas. Para isso, houve um mapeamento dos locais próprios. Esses pontos foram demarcados e contam com a presença de salva-vidas.
Brischiliari disse que as pessoas devem evitar nadar sozinhas e não ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar na água. O aspirante lembrou que não é correto entrar na água após os lanches e refeições.
O bombeiro comentou que os banhistas não devem saltar de locais elevados para dentro da água e evitar afastar-se da margem do rio. No caso de presenciar afogamento o correto é lançar objetos flutuantes ou então corda para salvar pessoas, ao invés da ação corpo a corpo.
Outra dica para os banhistas é de não deixar crianças sozinhas sem a presença de um adulto responsável. As pessoas devem entrar nos locais indicados para banho e evitar brincadeiras de mau gosto, como os conhecidos "caldos”.
MORTE – A única morte registrada esse ano aconteceu no dia 18 de janeiro. Uma senhora de 87 anos caiu nas águas do Rio Paraná no final da tarde quando a embarcação em que estava virou após um vendaval.
Nesse mesmo dia outras duas embarcações viraram. Cerca de 30 pessoas caíram na água e foram resgatadas por turistas e pelos bombeiros. Todos os ocupantes usavam coletes salva-vidas inclusive a vítima fatal. A vítima morava em Umuarama e o acidente é investigado pela Polícia Civil e pela Marinha.