Mais de 8.500 motoristas flagrados por excesso de velocidade em Paranavaí
8.511. Este é o total de motoristas flagrados pelo radar móvel circulando em excesso de velocidade no município de Paranavaí. Os dados são de janeiro a outubro deste ano, divulgados ontem pela Ditran (Diretoria de Trânsito) por ocasião da campanha de conscientização para os novos valores das multas por infração no trânsito.
Conforme levantamento, 7.079 motoristas cometeram infração média, andando a 20% acima do limite para a via. Outros 1.388 condutores cometeram infração grave, desenvolvendo velocidade entre 20% e 50% a mais do limite para a via. Por fim, 44 motoristas foram flagrados cometendo infração gravíssima, com velocidade acima de 50% sobre a máxima permitida para a via.
A segunda infração mais comum cometida por paranavaienses é a falta de cartão no estacionamento rotativo. São 5.791 condutores enquadrados por esta irregularidade. Dirigir falando ao celular é também comum, ocupando a terceira colocação com 1.392 notificações.
Na sequência estão: Cinto de segurança – 841; Passar com o sinal fechado – 391; estacionamento irregular – 258; estaciona em fila dupla – 240, dirigir na contramão – 149; estacionar na faixa de pedestre – 118; estacionar em vaga de embarque e desembarque – 119; estacionar em vaga de pessoas com necessidades especiais – 101.
Mesmo sem os números para comparação, o titular da Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito – Seprovpat – Airton de Melo Gonçalves, diz que o total é semelhante ao constatado no mesmo período do ano passado.