Mais de 86 mil veículos foram emplacados em julho

A frota do Paraná já superou a marca de 6 milhões de veículos em circulação, alçando o Estado ao terceiro lugar no ranking brasileiro, atrás apenas de São Paulo (mais de 23,6 milhões) e Minas Gerais (8,5 milhões). Em uma década, a frota paranaense dobrou e hoje, sozinho, o Estado responde por cerca de 40% dos veículos de toda a região Sul.
O número impressiona ainda mais quando comparado à população. Hoje existe um veículo registrado a cada dois habitantes.
Dados do Detran indicam que todos os meses entram em circulação em torno de 31 mil novos veículos. De janeiro a julho, foram mais de 200 mil primeiros emplacamentos. Se forem somados os reemplacamentos, o volume é bem maior. “Só no mês de julho registramos um total de 86.587 emplacamentos no Estado”, informa Juarez Borges Junior, presidente da Associação dos Fabricantes de Placas para Veículos do Estado do Paraná (Afaplacas). “E o mesmo volume de vistorias em veículos, atividade que faz parte do processo de lacração”, acrescenta.
Mesmo com a demanda crescente, Borges diz que os 158 fabricantes de placas ativos no Paraná têm capacidade para atender o mercado. “O que eles precisam, agora, é ampliar sua capacitação, porque com a adoção do novo lacre, que evita clonagens e fraudes com carros roubados, praticamente mudou a maneira de se fazer placas”, diz.
Segundo o presidente da Afaplacas, o Paraná foi além da determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e inseriu um QR Code no lacre. “Essa tecnologia evita erros de digitação durante o preenchimento do cadastro do veículo no Detran e agrega ainda mais segurança ao sistema”, acrescenta.
Para auxiliar os fabricantes, a Afaplacas vem realizando uma série de cursos de reciclagem para o vistoriador/lacrador em várias cidades. Inicialmente, cada fábrica teve direito a cadastrar uma pessoa, mas pode solicitar mais vagas. Os alunos recebem o leitor biométrico e cadastram suas digitais durante o curso. Dessa forma, o profissional é identificado e tem a responsabilidade pela placa instalada.