Mais de dois mil alunos buscam o Ensino Superior no Jardim Santos Dumont

O que era um sonho na gestão do então prefeito José Augusto Felippe, tornou-se realidade nos dias de hoje. O Jardim Santos Dumont tornou-se um bairro universitário. Atualmente cerca de dois mil alunos estudam na Universidade Paranaense (Unipar) e na Universidade Aberta do Brasil (UAB). No total as duas entidades de ensino ofertam 13 cursos de graduação e outros oito de pós-graduação.
A precursora desse sonho foi a Unipar que tem uma área de 14 mil metros quadrados construídos. Em sua estrutura há teatro, centro de estética, horto medicinal, museu de ciências, Serviço de Assistência Judiciária Gratuita (SAJUG) e o Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais (Ciape). Os alunos ainda contam com uma biblioteca com aproximadamente 45 mil livros.
Cerca de 1.500 alunos estão em oito cursos superiores e em dois de pós-graduação. Esses alunos, além de aquecer a economia no entorno da Universidade, desenvolvem projetos de ação social, ligados à pesquisa, à extensão universitária e à área de arte e cultura.
UAB – Josefa Bezerra Obana é coordenadora do Polo de Paranavaí da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ela explica que no local cerca de 600 alunos estão matriculados em cinco cursos de graduação, seis de especialização e um de extensão.
A coordenadora comentou que o polo funciona desde o ano de 2007 na Escola Municipal Santos Dumont. Desde sua criação cerca de 900 alunos se formaram no projeto criado pelo Ministério da Educação e que funciona com educação à distância.
A população do Jardim Santos Dumont ainda conta com dois estabelecimentos de ensino mantidos pelo município. A Escola Municipal Santos Dumont foi fundada em 1994 e hoje atende em período integral um número aproximado de 210 alunos. Outras 100 crianças com idade entre zero e cinco anos são acolhidas no Centro de Educação Infantil Santa Terezinha do Menino Jesus.