Mais de mil estudantes participam do Festival Monteiro Lobato
Alunos do 5º ano de 18 escolas da rede municipal de ensino e outras três escolas particulares de Paranavaí estão participando esta semana da 21ª edição do Festival Monteiro Lobato, um projeto de incentivo à leitura, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação.
Nesta sexta-feira, as crianças sobem ao palco na Casa da Criança e fazem esquetes e apresentações musicais com danças, intercaladas com leituras de textos produzidos pelos alunos.
Todas as apresentações são de adaptações de obras do escritor infantil mais importante do Brasil que empresta o nome ao festival.
O Projeto Monteiro Lobato é composto por cinco etapas. Na primeira, os alunos do 5º ano fazem a leitura de pelo menos quatro obras do autor Monteiro Lobato.
Depois, as instituições trabalham a biografia e as obras do autor e produzem cartazes, dobraduras e outras peças que fazem alusão aos personagens criados por Monteiro Lobato, envolvendo todas as turmas da escola.
Na terceira etapa, acontece a exposição destes trabalhos e um intercâmbio entre as escolas na semana do Dia Nacional do Livro Infantil.
Na quarta etapa, são produzidos textos de gêneros variados e os melhores são selecionados para fazer parte da coletânea Plantando Palavras, Colhendo Sonhos.
A quinta e última etapa consiste na apresentação das esquetes, músicas e leitura dos textos durante o Festival.
“A participação das equipes das escolas e das famílias é fundamental para o sucesso desse projeto. Foram várias etapas até chegar às apresentações do Festival e as crianças se dedicaram e aprenderam muito neste período”, afirmou a supervisora pedagógica de Língua Portuguesa e Artes, e coordenadora do projeto, Maria Tereza Pátaro.
“A ideia do projeto é incentivar a leitura e ajudar as nossas crianças a ter prazer em ler, o que amplia o seu vocabulário, desenvolve a imaginação e ajuda a cada uma delas a se tornar um cidadão crítico e participante na nossa sociedade”, avalia a coordenadora do projeto.
A secretária de Educação, Adélia Paixão, prestigiou a abertura do evento na quinta-feira. “É muito bom ver o envolvimento das crianças neste projeto e saber que o resultado que está por vir na vida escolar deles será positivo. Quando este projeto foi criado, ele foi idealizado com um cunho de competição, mas o objetivo era o mesmo – incentivar a leitura. Monteiro Lobato é apenas uma das ações de incentivo ao aprendizado, ao avanço e sucesso escolar dos nossos alunos”, disse a secretária.
“A criança que lê bastante, se sai bem em Português, mas também consegue ir bem em Matemática, História, Geografia, e todas as disciplinas da escola, porque ela vai ganhando bagagem e incorporando conhecimento à sua vida. O sucesso na vida profissional, as boas oportunidades, começam com a leitura”, frisou Adélia Paixão.