Mais dois grupos da população têm direito à vacina contra a gripe

A 14ª Regional de Saúde ampliou os grupos prioritários para receber a vacina contra a gripe. A partir de agora, as doses estão disponíveis para pessoas de mais duas faixas etárias: 11 a 17 anos e 50 a 59 anos.
A decisão foi divulgada pela chefe regional de Vigilância Epidemiológica, Samira Silva. Ela explicou que a motivação para a mudança foi o saldo positivo de vacinas nas unidades básicas de saúde do Noroeste do Paraná.
A ampliação vale até que haja doses disponíveis nos municípios da região. Quem for aos postos de saúde para ser imunizado deverá apresentar o cartão vacinal.
Vale lembrar que os demais grupos, definidos anteriormente, também têm direito. Isso inclui todas as pessoas da lista de prioridades desde o início da campanha de vacinação contra a gripe.
Na primeira etapa: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, trabalhadores em saúde, gestantes, puérperas, idosos, professores e pacientes com doenças crônicas.
Depois, houve ampliação do público-alvo. Inicialmente foram incluídos: pessoas em situação de rua, motoristas de transporte coletivo, cuidadores de pessoas vulneráveis e demais profissionais de educação. Em seguida, a vacina foi liberada para crianças de até 10 anos de idade.
De acordo com Samira, o período mais intenso de circulação viral se estende até setembro, por isso, a recomendação é que os moradores se dirijam ao posto de saúde mais próximo para receber a imunização.