Mais pacientes com Aids terão acesso aos medicamentos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que todos os adultos com teste positivo de HIV passam a ter acesso ao medicamento (chamado antirretroviral), ainda que não tenham desenvolvido a Aids, portanto não apresentando comprometimento do sistema imunológico. A medida, que marcou o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro) terá reflexos também em Paranavaí.
A coordenadora do Programa de DST/AIDS da 14ª Regional de Saúde, Maria da Penha Francisco, disse que atualmente são 266 pacientes dos 28 municípios recebendo medicamentos de Aids. Com a mudança, outras 79 pessoas com HIV, mas não doentes, também terão acesso.
Uma medida profilática (preventiva), conforme detalha, visando a manutenção de baixos índices de carga viral no organismo e reduzindo a transmissão. Pelos cálculos do ministério, medida vai aumentar em 32% o número de pessoas recebendo os chamados antirretrovirais. Maria da Penha opina que a medida é possível porque o país tem a patente dos medicamentos e conseguirá produzir para atender mais pacientes.
TESTE RÁPIDO – Na semana passada a 14ª Regional de Saúde concluiu os cursos para as 28 cidades da região, habilitando profissionais para a realização do teste rápido para HIV. A expectativa é que nesta semana os municípios se articulem. Com isso, 100% das cidades devem disponibilizar o serviço em cerca de 15 dias, avalia Maria da Penha.
O teste rápido permite que qualquer pessoa tenha acesso ao exame. O resultado sai em cerca de 30 minutos. Em Paranavaí os testes são feitos no SINAS – Sistema Integrado de Atendimento em Saúde – localizado na Rua Rio Grande do Norte, 1.840 – telefone 3424-8574. É garantido o sigilo ao paciente, independente do resultado.
PARADÃO – Como parte do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Sinas e o Goes – Gotas de Esperança – fizeram um paradão no último sábado. Foi mobilização com panfletagem, distribuição de preservativos e outras informações. Em dois pontos da cidade – calçadão e frente do Banco do Brasil, voluntários se revezaram na tarefa de levar informação sobre a Aids.
Projeções do Ministério da Saúde apontam cinco casos de HIV para cada caso detectado. Com isso, a região, que já notificou 443 pessoas desde 1988, pode chegar a mais de 2 mil casos de HIV. No Paraná são 31,935 detectados e no Brasil mais de 656 mil pacientes. São cerca de 38 mil novos casos todos os anos.