“Mais que acesso à internet” é o que o Espaço Cidadão oferece

CURITIBA – Utilizar espaços públicos como Lan House ficou no passado. Com a facilidade de ter banda larga em casa e nos aparelhos celulares, os Telecentros, antes utilizados para acesso à internet, sofreram uma adaptação.
Desde 2011, o trabalho foi para ampliar a oferta de serviços e o número desses espaços no Estado. O foco, agora, é utilizar a estrutura de computadores e acesso rápido à internet para aprender uma profissão, com cursos técnicos à distância.
Clecy Amadori, assessora da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos, relata os avanços dos Telecentros com o programa Espaço Cidadão.
Ela já atuou como secretária da pasta e na coordenação de programas como Espaço Cidadão e Rede 399 e qualidade de conexão. Clecy também se destacou na coordenação do programa Paraná em Ação.
O que o programa Espaço Cidadão oferta nos Telecentros?
O mais interessante é que o cidadão encontra serviços de governo nos espaços. Quem precisa de uma segunda via de conta de luz, ou fazer B.O., por exemplo, pode procurar o Telecentro mais próximo que o programa Espaço Cidadão oferece. Lembrando que tem que ser um serviço de governo que esteja disponibilizado de forma on line. Com relação aos cursos ofertados, o foco do programa foi mudado nessa gestão, voltando-se principalmente para a questão de qualificação e capacitação. O espaço deixou de ser utilizado para acesso à internet ou navegação, para passar a ser um espaço de qualificação. Para isso, foram feitas diversas parcerias, com federações, Sistema S, Fundação Getulio Vargas, SEBRAE, Intel, entre outras. Assim, foi possível oferecer novas qualificações, todas com educação à distância e gratuitas.
Quais são os principais cursos oferecidos pelo programa Espaço Cidadão?
São diversos cursos para todas as faixas etárias, desde a inclusão do idoso, com o básico da informática, até cursos de contabilidade, administração, gestão de pessoal, entre outros. Tem também todo um segmento pro terceiro setor, então existe uma gama de oferta bem diversificada. Hoje, 330 municípios são atendidos com 380 Espaços Cidadão em todo o Estado. Desde 2011, foram realizados mais de 4.800 cursos e capacitações, e feitos mais de 2,5 milhões de atendimentos. A meta nesses próximos quatro anos é de ampliar ainda mais a oferta dos cursos e o secretário Flávio Arns já determinou isso para a equipe.
Com o Espaço Cidadão, os Telecentros passaram também a ofertar cursos do programa Bom Negócio. Como essa parceria funciona?
É uma parceria da Fomento Paraná (financiadora do programa) com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (gestora do Bom Negócio). Nós começamos a ofertar o curso dentro desses espaços também na modalidade à distância, e o objetivo de tornar o pequeno empresário um empreendedor é alcançado com isso.
O programa Espaço Cidadão foi reconhecido no ano passado ao ser finalista de prêmios como o Governarte 2014 e o Conip 2014. A que se deve esse reconhecimento?
Um grande diferencial é que os espaços hoje não são somente distribuídos e entregues para a gestão municipal. Nós, da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos, fazemos todo um trabalho de gestão, monitoramento, acompanhamento e capacitação ao atendente. O sistema de gestão e de monitoramento nos levou a finalista de um prêmio importante do Conip (Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública). Ele foi desenvolvido agora e, com ele, conseguimos ver quantos cursos o espaço está oferecendo, qual é o uso do link de internet, onde os usuários estão navegando, etc.
Outro trabalho recente e bastante interessante é a rede social. Criamos a nossa página da Secretaria no facebook (facebook.com/seaepr). Lá, tem um grupo do Espaço Cidadão, que permite uma troca de informação. Entendemos que isso é um estimulo também à pró-atividade de cada atendente e cada monitor, para que ele faça a diferença na sua cidade. Eu reforço que o sucesso desse processo todo é a pessoa que está na ponta, que é o atendente no município.
Como os paranaenses podem conhecer os cursos ofertados nos Telecentros?
Além da página do facebook, recém-criada (facebook.com/seae), no site da www.seae.pr.gov.br é possível conhecer todos as ofertas no banner “cursos”. É preciso ressaltar que o Espaço Cidadão não é uma ação somente da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos. É uma ação de governo coordenada por nós, mas que está aberta a todas as secretarias que querem utilizar os espaços para divulgar alguma ação. Temos também uma parceria forte com os municípios. São eles que garantem o funcionamento dos espaços, com a manutenção e contratação do pessoal. Alguns têm mais de um espaço porque vai do interesse do município e do recurso disponível para isso.