“Mais que programas administrativos, idosos merecem receber atenção e carinho”, avalia prefeito

“Há duas épocas da vida em que o ser humano se apresenta frágil: quando criança e quando idoso. A diferença é que todo mundo se compadece da criança e se esforça para cuidar, para não deixar passar nenhuma necessidade. Já o idoso muitas vezes acaba sendo deixado por último em casa e na sociedade”.
A afirmação é do prefeito Rogério Lorenzetti. Segundo ele, a administração municipal tem mantido vários equipamentos importantes de amparo ao idoso.
“Porém, mais do que programas administrativos, os idosos merecem receber atenção e carinho, uma atenção das pessoas para as pessoas. Sempre digo que nós seremos aquilo que plantarmos hoje. Nossas crianças vão seguir o exemplo que verem em nós hoje. Então, vamos cuidar bem das pessoas hoje”, discursou o prefeito ao receber um grupo organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) para uma passeata de mobilização para o Dia Mundial e Municipal de Conscientização de Violência contra Idosos, lembrado no dia 15 de junho.
O Dia Municipal de Conscientização da Violência contra Idosos foi estabelecido através da Lei Municipal nº 3660/2010. O objetivo da data é criar uma consciência social e política sobre a violência contra a pessoa idosa e disseminar a ideia de não aceitá-la como algo normal.
“Este já é o quarto ano que realizamos mobilizações para lembrar a data, desde a criação da Lei. Queremos conscientizar a população sobre seus direitos e deveres de vigilância em defesa da nossa população idosa”, destacou a conselheira do CMDI, Leonar Cardoso.
A presidente do CMDI, Vilma Batista, agradeceu a participação dos idosos e alunos das escolas do município na passeata. “É um dia muito importante pela causa das pessoas idosas. E é muito gratificante ver os jovens, as crianças, militando contra a violência praticada com os idosos. Este ano só tivemos 10 denúncias de situações de negligência, maus-tratos ou abandono de idosos em Paranavaí. E isso por que vemos que as pessoas têm medo de denunciar. Nosso apelo para a comunidade é: não fique calado. Nos ajude a combater a violência e a cuidar bem das pessoas idosas da nossa cidade”, convocou a presidente.
A maioria dos casos de violência contra idosos envolve familiares e pessoas próximas das vítimas. Por isso é importante que a denúncia seja efetivamente feita para que o idoso seja retirado do local de risco. As denúncias podem ser feitas através dos telefones 3902-1132 e 3902-1017.
As atividades de mobilização do Dia Mundial e Municipal de Conscientização de Violência contra Idosos continuam na segunda-feira, dia 16, com uma palestra da promotora Suzi Mara de Oliveira, às 13h30, no Centro da Juventude. A palestra é aberta à participação da comunidade.