Mais um caso de dengue é confirmado em Paranavaí

Mais um caso de dengue foi confirmado pela Vigilância em Saúde (Visa) de Paranavaí na região do Jardim Santos Dumont. De acordo com o diretor Randal Khalil Fadel, também existem duas notificações de pacientes com sintomas suspeitos da doença, sendo uma no Jardim São Jorge e outra na Vila Operária.
Desde o dia 26 de agosto as Unidades Básicas de Saúde da cidade não registravam casos positivos da doença, mas no dia 14 houve uma confirmação: um homem de 57 anos. A segunda vítima da dengue desde então foi uma criança de um ano e três meses.
“A preocupação é com a circulação do vírus”, disse Fadel. Ele garantiu que todas as ações de controle estão sendo cumpridas pela equipe da Visa, mas não há como vencer a “guerra” contra o mosquito transmissor da dengue se a população não fizer a própria parte.
Mas ainda há muito para avançar. “Encontramos residências com depósitos de água e focos de larvas”, afirmou Fadel. “Falta bom senso dos moradores. Em cinco minutos é possível verificar no quintal de casa se existe alguma situação que favoreça a proliferação do mosquito”, assegurou.
O diretor da Visa chamou a atenção para as condições do tempo. “Estamos em um período de chuvas e temperaturas altas”, características ideais para a procriação do Aedes aegypti.
ORIENTAÇÃO – Fadel informou que as equipes da Visa continuam fazendo trabalhos de orientação junto à população. Durante o final de semana, por exemplo, a ação aconteceu no Paraná em Ação – feira de serviços realizada na Praça dos Pioneiros. Já no domingo, foi a vez de conversar com os fiéis da Igreja Batista da Vila Operária.