Major Silva destaca “dificuldades e adversidades” vencidas com a 3ª CIA

A manhã de ontem foi de comemoração para os integrantes da 3ª Companhia Independente (3ª CIA). Os policiais militares participaram da solenidade alusiva ao primeiro aniversário da fundação da unidade militar.
A 3ª CIA coordena a ação de mais de 100 policiais que prestam serviço em 12 cidades da região de Loanda (80 km de Paranavaí). Esses municípios têm população estimada em 95 mil habitantes.
O comandante da 3ª CIA, major Luiz Carlos Martins da Silva, frisou em seu discurso que desde a instalação da unidade foram vencidas “diversas dificuldades e adversidades”. Lembrou que a 3ª CIA iniciou seus trabalhos com aproximadamente 65 policiais e com várias viaturas sem condições de uso.
Com o apoio das autoridades, Poder Judiciário, Ministério Público e da comunidade, gradativamente neste primeiro ano a situação foi revertida. Atualmente a Companhia conta com mais de 100 policiais e em todas as cidades têm viaturas circulando e combatendo a criminalidade.
Martins frisou que ações desenvolvidas pelos policiais acontecem diariamente e têm ênfase nas áreas de fronteira com os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. “Estamos atuando firme contra as pessoas que cometem crimes. A sociedade não pode ser refém, por isso, continuaremos agindo com força e honra”, disse o comandante.
O presidente da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar), Fran Boni, prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, lembrou que a instalação da 3ª Cia foi uma conquista de todas as cidades da região. Boni comentou que hoje é visível a sensação de segurança em toda a comunidade.
“Temos uma polícia amiga e participativa que podemos contar a qualquer momento. São policiais altamente preparados para desempenhar suas funções de maneira árdua. Hoje temos a certeza de que nos momentos mais difíceis temos a quem recorrer”, comentou o presidente da Amunpar.
O prefeito de Loanda, João Nicolau dos Santos, lembrou que teve sua vida profissional dentro de unidades militares. Começando como soldado e aposentando-se como subtenente do Exército do Brasil.
Santos foi enfático ao dizer que os integrantes da PM da 3ª CIA são atuantes e desempenham suas funções com eficácia.
“O trabalho desempenhado por um policial nem sempre agradará a todos. Porém, todos dependem de sua atuação para manter a ordem pública. O policial jamais pode desanimar, porque se isso acontecer a sociedade sairá perdendo. Saibam que dentro da legalidade poderão contar sempre comigo e com a estrutura da prefeitura”, explicou Santos.
HOMENAGEADO – Durante a solenidade comemorativa aconteceu a homenagem ao soldado Junior Mulfait de Almeida Haddad. Ele foi escolhido como destaque mensal por suas atividades desenvolvidas dentro da corporação.
Mulfait ingressou na PM em 2012 e é bacharel em Direito. No ano passado o soldado realizou o protocolo de 224 ocorrências que terminaram na prisão ou apreensão de 30 pessoas. Suas atividades resultaram na recuperação de vários pertences e veículos com registros de furtos e roubos. De acordo com o comandante da 3ª CIA, o homenageado também desenvolve atividades que geram confiança de seus superiores e respeito de seus companheiros de farda.
CONSELHO – Durante a solenidade o Conselho de Segurança realizou a entrega de duas Carabinas calibre ponto 556. De acordo com o conselheiro, Ali Said Neto, o armamento será usado no combate à criminalidade em toda região.
O conselheiro lembrou que no último ano o Conseg trabalhou arduamente e instalou câmeras de monitoramento em Loanda e Santa Isabel do Ivaí.
“Sabemos como foi importante a instalação da 3ª CIA aqui em nossa região. Estamos satisfeitos e estaremos sempre à disposição para juntos superar as adversidades e promover a segurança para nossa comunidade”, concluiu Neto.

Cidades
Fazem parte da 3ª companhia os municípios de Loanda, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Planaltina do Paraná, Santa Cruz de Monte Castelo, Querência do Norte, Porto Rico, São Pedro do Paraná, Marilena, Itaúna do Sul, Diamante do Norte e Nova Londrina.