“Mandados pelas Mulheres” faz confraternização em Paranavaí
Há 17 anos foi criado na cidade catarinense de Trombudo Central, a Associação dos Maridos Mandados pelas Mulheres, entidade que tem ramificação na cidade de Paranavaí e em Sete Quedas (MS). No final de semana, a Associação realizou em Paranavaí seu 17º encontro anual, coordenado pelo empresário Alcides Yamakawa.
O grupo participou de almoço de confraternização na sexta-feira, e no sábado seguiu para Rosana (SP), onde visitaria a Usina Hidrelétrica.
O secretário da Associação, o catarinense Alberto Filho, informa que a Associação nasceu de uma brincadeira entre amigos. Há 17 anos, os amigos se reuniam em um bar para tomar cerveja e era comum em determinada hora ver alguns indo embora, dizendo que a mulher estava chamando.
Nessa época foi lançada uma música pelo grupo Garotos de Ouro, com o título AMMM, ou seja, Associação dos Maridos Mandados pelas Mulheres. Foi quando tiveram a ideia de formar a entidade naquela cidade catarinense, como forma de aumentar o laço de amizade. Em pouco tempo, outras cidades tinham sua associação, no caso Paranavaí e Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul.
Nos encontros anuais as mulheres não participam, embora a participação feminina pode ser aceita a partir do ano que vem. Porém, em outras atividades ao longo dos anos, há a presença da “patroa”.