Mânica é agraciado com a medalha “Dr. José Vaz de Carvalho”

O delegado Luiz Carlos Mânica, chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí (SDP), recebeu na noite de segunda-feira a medalha do Mérito do Trabalho e Reconhecimento Administrativo “Dr. José Vaz de Carvalho”.
A sessão solene na Câmara decorreu no plenário Francisco Ruiz Rodrigues e contou com a presença de familiares, amigos e autoridades.
A medalha foi concedida por meio do Requerimento nº 180/2017, e aprovada por unanimidade pelos vereadores, “em reconhecimento à dedicação, profissionalismo e destaque na área de segurança pública em Paranavaí”.
O proponente, vereador Claudemir (Irmão) Barini, destacou o trabalho realizado por Mânica, relembrou que em 2001, após ter tido o veículo roubado, foi atendido em Maringá pelo delegado, e falou da importância de pessoas de bem na sociedade.
“Graças a Deus, pelo destino da vida, Dr. Mânica voltou a sua terra, Paranavaí. Homem de fé, de bem, lutador e que encaminha a família dentro da igreja, com princípios e valores. Parabéns ao senhor e a sua família. Que esta simples homenagem sirva de incentivo a toda a sua equipe. Que os cidadãos de bem tenham segurança nesta nossa querida cidade, pois quem faz o certo não precisa ter medo da polícia. Mais uma vez, parabéns”, disse.
Amigo de infância, o vereador Leônidas Fávero Neto fez uma menção ao delegado. “Gostaria de dizer que o importante ao longo da nossa carreira são os valores. E isso eu sei que você tem de sobra. Você não é um exemplo apenas como delegado, mas como cidadão, pessoa, pai de família, porque eu te conheço desde a sua infância. […] São estes valores que fazem com que, dia após dia, independente da situação que se encontre, sei que caminhará por uma estrada reta. Também não poderia deixar de falar a todos os cidadãos de Paranavaí: tenham pessoas como nosso delegado, como exemplo. Isto fará de Paranavaí uma cidade melhor. […] Tenho muito orgulho deste momento e de ser seu amigo”, proferiu.
Com os olhos marejados, Mânica agradeceu a honraria. “Minha fala hoje é apenas de gratidão. Esta gratidão resume-se primeiramente a Deus, depois minha família e meus amigos”.
Continuou seu discurso recordando da sua infância em Paranavaí, da educação que recebeu dos pais, Luiz Mânica e Terezinha, do apoio que sempre teve dos irmãos, da feliz união com Luciana, sua esposa, dos sogros, Ângelo e Cleuza, exemplo de casal maravilhoso e do orgulho das filhas Júlia e Beatriz.
“Mais uma vez afirmo, sou um privilegiado por Deus, e agradeço a minha família presente, que somente exerço minha difícil função com mais acertos do que erros, porque possuo esta riqueza de tê-los comigo nesses anos todos, transmitindo tranquilidade, afago, equilíbrio, e muita paciência para que eu continue exercendo meu ofício com o máximo empenho. Muito obrigado por aguentarem as adversidades que a profissão me impõe e sempre estarem ao meu lado em todos os momentos. Amo vocês”.
Ainda em sua fala, agradeceu os amigos e os policiais: “Quero agradecer imensamente por acreditarem em mim e na filosofia de trabalho implantada desde quando assumi a 8ª SDP […] O mínimo que posso é estender a você esta homenagem que recebo esta noite, porque fazem parte dela. […] Um último agradecimento ao autor da proposta, Irmão Barini e aos meus amigos KIQ e Leônidas”.
A medalha “Dr. José Vaz de Carvalho” é reservada às pessoas que se destacaram em suas atividades profissionais.