Marcos Sakada é campeão invicto nos Jogos Escolares

Os paranaenses encerraram neste domingo (15) a participação nas modalidades individuais contabilizando 46 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude em Londrina e Maringá 2015 – etapa de 15 a 17 anos. Foram 11 ouros, 20 pratas e 15 bronzes durante os três dias de disputas.
O atleta Marcos Vinícius Contrera Sakada, 17 anos, do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, de Paranavaí, encerrou sua participação nos Jogos Escolares da Juventude com chave de ouro, literalmente.
O enxadrista foi campeão invicto do xadrez vencendo as provas do convencional e a blitz, sem perder nenhuma partida. Das 12 disputas, em ambas as provas, venceu nove e empatou três.
Sakada se despediu da competição após quatro participações na etapa nacional onde já havia somado uma medalha de ouro e uma prata nas edições anteriores.
“Vai ficar a saudade dessa competição que é muito importante para a modalidade. Não dava pra imaginar que eu encerraria minha participação com dois ouros porque o torneio estava muito difícil, mas tive muita sorte”, respirou aliviado o campeão, aliás, bicampeão brasileiro.
INÍCIO NO XADREZ – Marcos Sakada foi formado no extinto projeto de xadrez nas escolas de Paranavaí e desde cedo já começou a colecionar títulos, tendo ainda conseguido o hexacampeonato pela Federação de Xadrez do Paraná; o pentacampeonato nos Jogos Escolares do Paraná; o vice-campeonato Sul-americano Escolar; o bicampeonato Brasileiro nos Jogos Escolares da Juventude, além de ser recordista em participações de finais em Jogos Escolares e Jogos da Juventude.
"O maior problema que enfrento é a falta de incentivo no xadrez. A maioria das competições que participo tenho somente o apoio do Colégio Paroquial, do Clube de Xadrez e do “pai-trocínio”. Isso acaba dificultando o desenvolvimento neste esporte", diz o atleta.
Nos próximos dias, o atleta faz sua estreia nos Jogos Abertos do Paraná, que serão realizados na cidade de Francisco Beltrão; e no Campeonato Pan-americano Amador, na cidade de Curitiba.
OUTRO DESTAQUE – Outro atleta da região Noroeste com destaque é Weslley Beraldo, do Colégio Estadual Duílio Trevisani Beltrão, de Tamboara. Ele conquistou a medalha de ouro no salto em distância, cravando sua melhor marca 7,01 m.