Maringá ganha primeiro Complexo de Saúde Mental do Brasil

MARINGÁ – O prefeito Roberto Pupin e o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, inauguraram ontem, o Complexo Maringaense de Saúde Mental Vereador João Waldecir Scramim, primeira estrutura no Brasil reunindo todos os serviços de atenção psicossocial.
Com 4.204,13 metros quadrados e um investimento de R$ 10 milhões em recursos próprios e do Fundo Municipal de Saúde, o complexo está instalado no Conjunto Santa Felicidade.
O Complexo Maringaense de Saúde Mental reúne em quatro blocos o Centro de Atenção Psicossocial CAPS III, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Pastora Cenita CAPS i, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Viva a Vida CAPSad III, e a Unidade de Acolhimento. Com a inauguração do complexo a Secretaria de Saúde cumpre o compromisso no programa Crack é Possível Vencer, do Governo Federal.
COMPROMISSO – O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, destacou a dedicação de João Scramim e da pastora Cenira às pessoas.
“São pessoas que se doaram a uma causa, acreditavam nas pessoas”, afirmou Nardi, lembrando que “seu” João Scramim estivesse na solenidade não estaria com as autoridades, mas junto aos pacientes, das pessoas a que se dedicou melhorar a saúde pública durante bons anos de sua vida.
Nardi lembrou que na campanha o então vice-prefeito Roberto Pupin assumiu o compromisso de uma política voltada ao cidadão, destacando que o transtorno psicológico é o mal do século, e em Maringá está recebendo a atenção necessária graças ao comprometimento da administração.
“O prefeito Pupin assumiu o compromisso de construir em Maringá o maior complexo de saúde mental do Brasil, que se torna realidade a partir de hoje, e que será referência para todos os outros municípios”.