MDA investe quase um milhão na pecuária leiteira paranaense

As famílias produtoras de leite no Paraná começam o ano com novas perspectivas. Durante os próximos dois anos, a pecuária leiteira de 23 municípios do Norte Pioneiro, como Wenceslau Braz, Arapoti e Quatiguá, cidades referência na produção de leite no estado, irão receber diversas ações para melhoria da qualidade do produto, aumento da produtividade e capacitação de produtores e técnicos da área.
A iniciativa faz parte do Projeto de Suporte das Ações de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR). Cerca de R$ 976 mil serão destinados para a produção de leite no Paraná. Com o apoio, mais de 179 agricultores familiares que produzem leite serão beneficiados diretamente.
O Secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini, explica que esse projeto faz parte de um plano maior que visa melhorar a produção de leite por todo Brasil. “O Paraná é um dos principais produtores de leite. A melhoria dessa produção vai beneficiar dezenas de famílias, inclusive em áreas mais pobres do Norte do estado, que podem fazer do leite uma fonte de renda produtiva”, explica. “Vamos, junto com o Emater, investir em insumos necessários para pesquisas que visem o aumento de produtividade, gere mais renda e melhore a qualidade do leite no estado”.