Média de 70 casos de violência doméstica em Paranavaí, em 2016
A delegada titular da Delegacia da Mulher em Paranavaí, Fernanda Bertoco, divulgou os números de ocorrências registradas no ano de 2016. Em média, foram 70 casos por mês. O destaque negativo foi para dezembro com o registro de 108 episódios de violência.
A delegada acredita que o aumento significativo de registros de casos de violência doméstica e familiar em dezembro foi provocado pelas festas de fim de ano. “Ingestão de álcool potencializa as agressões”, concluiu Fernanda.
A delegada titular também informou que em janeiro e fevereiro deste ano foram registradas 132 ocorrências, exatamente 66 em cada mês. Até a última sexta-feira (10) as escrivãs da Delegacia da Mulher haviam registrado 19 boletins neste mês de março.
De acordo com a delegada, não são todos os boletins de ocorrência que se transformam em inquéritos policiais. “Em alguns casos como os crimes de ameaça e injúria (xingamentos), a vítima pode manifestar vontade de não dar continuidade. Desse modo, não é instaurado inquérito policial, conforme determina nossa legislação”.
Por outro lado, Fernanda informou que obrigatoriamente todos os registros de agressões físicas (lesões corporais) tornam-se inquéritos policiais independentemente da vontade da vítima. “Nos três primeiros meses deste ano foram registrados 151 boletins de ocorrência. Destes, 108 foram instaurados inquéritos policiais”, concluiu a delegada.
No ano de 2017 foram instaurados 51 inquéritos policiais durante os 31 dias de janeiro. No mês de fevereiro foram outros 50 inquéritos. Até o último dia 10 sete inquéritos policiais estavam tendo os procedimentos adotados na Delegacia da Mulher de Paranavaí. Durante o ano de 2016 a delegada informou que foram instaurados 505 inquéritos policiais em Paranavaí.