Médicos de Paranavaí e região fazem paralisação hoje

Médicos de Paranavaí e municípios da região fazem hoje uma paralisação para protestar contra os vetos impostos pela presidente Dilma Rousseff ao Ato Médico. Nos hospitais, em unidades de saúde, nas clínicas e nos consultórios particulares ficam mantidos apenas os atendimentos de urgência e emergência.
A informação é do presidente da Sociedade Médica de Paranavaí, Bruno Eduardo de Camargo, que explica que profissionais de todo o Brasil estão aderindo à paralisação. “Os vetos da presidente prejudicam não só a classe médica, mas toda a população”. Segundo ele, o projeto estava em discussão há 12 anos e já tinha sido aprovado pelo Senado.
A avaliação de Camargo é que a decisão do Governo Federal em relação ao Ato Médico dá abertura para a negligência à medida que permite que profissionais de outras áreas atuem como médicos. “Não estamos interferindo no trabalho de outros profissionais, apenas determinando o que deve ser feito exclusivamente por médicos”.
Entre as atribuições específicas estão a indicação e a execução de intervenções cirúrgicas, a emissão de laudos dos exames de imagens, a sedação profunda, os bloqueios anestésicos e a anestesia geral.
O presidente da Sociedade Médica de Paranavaí destaca que além da insatisfação da categoria por causa dos vetos sobre o Ato Médico, a paralisação de hoje é contra a vinda de profissionais de outros países sem as devidas qualificações para atender as necessidades da população brasileira.