Médicos e enfermeiros participaram de treinamento da Rede Mãe Paranaense sobre inserção de DIU

Na quarta e quinta-feira, médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde participaram de uma oficina sobre Direito Sexual e Reprodutivo, com ênfase em inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino). A oficina faz parte do Programa Rede Mãe Paranaense e foi ministrada pela equipe da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde).
“O DIU é um dos métodos contraceptivos de maior eficácia para as mulheres que desejam evitar a gravidez. Estudos comprovam uma eficiência de 99,7%. Ele também tem o menor número de contraindicações, mas infelizmente ainda não é muito divulgado e utilizado na rede pública de saúde. Muitos profissionais desconhecem a maneira correta de utilizar o dispositivo e acabam não passando às pacientes as informações necessárias. Há uma certa resistência por causa do mito envolvendo a inserção do DIU, mas ele é um dispositivo seguro, de fácil implantação e sem custos para a rede pública de saúde”, explicou a enfermeira obstetra e chefe do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Sesa, Shunaida Sonobe.
Segundo informações da Sesa, o DIU T Cu 380ª é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Os dispositivos têm validade de 10 anos após inseridos no útero feminino.
O treinamento de dois dias, com período prático, foi realizado na UBS Dr. Celso Konda (Vila Operária) e teve a participação de equipes compostas de médicos, enfermeiros e pacientes dos 28 municípios de abrangência da 14ª Regional de Saúde. “A Secretaria de Saúde de Paranavaí disponibilizou a estrutura e o material para a realização da oficina, pois entendemos a importância de se difundir este tipo de conhecimento não só em nossa cidade, mas toda a região”, destacou a coordenadora do Programa Saúde da Mulher e da Criança, Mariana Aguila.
“Nós agradecemos a disposição e importante parceria da Secretaria de Saúde de Paranavaí, que sempre nos auxilia e participa ativamente das atividades coordenadas pela Sesa”, finalizou a diretora da 14ª Regional de Saúde, Verônica Gardin.