Medidas preventivas contra a febre chikungunya já estão sendo adotadas em Nova Londrina

No decorrer da última semana, o secretário municipal da Saúde, Miguel Natalino Serrano Lopes, participou, na Capital do Estado, de duas importantes reuniões visando melhorias no serviço público prestado pela saúde.
A primeira reunião, que contou com a presença de seu presidente, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, foi com o COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná), que tem por finalidade lutar pelo fortalecimento e autonomia dos municípios na área da saúde, sendo a segunda, com a CIB/PR (Comissão de Intergestores Bipartite), com a finalidade de facilitar a negociação e deliberação quanto aos aspectos operacionais do SUS no âmbito do Estado. A comissão é constituída por representantes dos gestores municipais e do gestor Estadual.
O evento ocorrido no Hotel Lizon, com representantes de vários municípios do Paraná, também prestigiado por Paulo Almeida, diretor da Secretaria de Saúde do Paraná, foi considerado uma rara oportunidade para os participantes, tendo em vista que nas reuniões, com a participação de profissionais com larga experiência e reconhecimento da área da saúde, discutiram vários temas, dentre eles, dengue e chikungunya.
De posse das informações e recomendações obtidas neste evento, a Administração Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, mesmo não registrando casos da febre chikungunya no município, adotou uma série de medidas preventivas para o controle dos mosquitos, com capacitação aos agentes comunitários e profissionais da saúde, bem como, mais informações a população.
O Ministério da Saúde registrou centenas de casos de febre chikungunya no Brasil, amplamente divulgado na mídia nacional. Diante destes dados, outra prevenção, tem sido a orientação para os caminhoneiros que transportam produtos das indústrias de Nova Londrina as áreas com transmissão desta doença. "Os cuidados com a dengue e as providências para evitar a chegada da febre chikungunya tem tomado bastante atenção da Secretaria Municipal da Saúde. Além da dengue, esta outra doença que começa a preocupar a todos no Brasil, faz com que redobremos nossos cuidados. Nossas ações, além de capacitação dos profissionais da saúde e atividades previstas à população, também estão focadas junto às indústrias, no sentido de orientar os profissionais de transporte terrestre que viajam para as áreas com transmissão da febre chikungunya de modo a se prevenirem para não se contraírem e consequentemente, o controle da infecção," explica o secretário Miguel.
O prefeito de Nova Londrina, tranquiliza a população e afirma que as medidas que estão sendo tomadas são apenas de prevenção.  "A transmissão da dengue e da febre chikungunya é feita pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. As ações no combate a dengue estão sendo uma constante em Nova Londrina. Da mesma forma, temos que envidar todos os esforços para fazer com que a doença chikungunya não chegue ao nosso município," afirma o prefeito Dornelis José Chiodelli.
Como parte das medidas para o combate à dengue e à febre chikungunya, o Governo Federal, em parceria com estados e municípios, realiza até o final de outubro, o LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti). O objetivo é identificar as larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, onde estão os focos e os depósitos de água onde foi encontrado o maior número de focos de mosquito. (Ass. Pref.)