Meio Ambiente notifica responsável por corte irregular de 27 árvores

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deve notificar, ainda hoje, o responsável por arrancar 27 árvores ao longo da Avenida Gabriel Esperidião, próximo à Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Unespar/Fafipa).
O diretor de Gestão Ambiental, Edson Hedler, explicou que as árvores estavam plantadas em calçada pública, por isso, só poderiam ser cortadas com autorização da Secretaria de Meio Ambiente.
Além disso, o serviço teria de ser executado por uma empresa contratada pela administração municipal. “Ele descumpriu o código de arborização do município”, disse Hedler.
Segundo o diretor de Gestão Ambiental, o responsável por arrancar as árvores poderá pagar multa de mais de R$ 600 para cada unidade cortada. “O corte só pode acontecer sem autorização se estiver em uma propriedade particular, mas esse não era o caso”, informou.
Além de dano ao patrimônio público, a prática pode ser considerada crime ambiental. O responsável pelo corte das árvores terá 15 dias após a notificação para recorrer da multa.
Vale destacar que toda a madeira encontrada pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente foi levada para o depósito do município e será leiloada futuramente.