Meta é vacinar 15.899 crianças contra a paralisia infantil em toda a região

A partir deste sábado até o dia 21 de junho as unidades básicas de saúde de toda a região Noroeste participam da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Nos municípios atendidos pela 14ª Regional de Saúde, a meta é vacinar 15.899 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.
Este é o 34º ano consecutivo em que o Ministério da Saúde promove a Campanha Nacional de Vacinação. O objetivo é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente erradicado da poliomielite, doença também chamada de paralisia infantil. Desde 1990 não são registrados casos em território nacional.
A coordenadora regional do Programa de Imunização da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva, explica que a intensificação da vacinação é importante para preparar o país para eventos que serão realizados até 2016: Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, quando “haverá grande circulação de pessoas de outros países”.
E para garantir que todas as crianças sejam imunizadas corretamente, no dia 3 de junho a 14ª Regional de Saúde promoveu uma reunião técnica com profissionais dos municípios da região Noroeste. Todos já estão recebendo doses da vacina contra a paralisia infantil.
NO SÁBADO – Os postos de saúde estarão abertos neste sábado para vacinar as crianças de toda a região, com exceção de Piracema (os moradores do distrito deverão se deslocar até Mandiocaba). O horário de atendimento será das 8 às 17 horas. Samira ressalta que apresentar o cartão vacinal das crianças é imprescindível.