Metas são salário justo e condições dignas de trabalho aos servidores

A Nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranavaí (Sinserpar) tomou posse no último dia 4 com o compromisso de desenvolver ações que deem à categoria salários justos e condições dignas de trabalho. Para isso, a primeira meta, conforme anunciou o novo presidente, Gabriel dos Santos Luiz, no discurso de posse, é fortalecer o Sindicato aumentando o número de filiados. A intenção é, já na primeira etapa dobrar, o número de sindicalizados, que atualmente é de 765.
A nova diretoria tomou posse em cerimônia concorrida no auditório da Aciap, que ficou completamente tomado de servidores e convidados. Prestigiaram o ato e fizeram parte da mesa, ao lado de Gabriel e da vice-presidente Suzi Cristiane Faquim, o secretário municipal de Administração, Hugo Morgado Braga (que também representou o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes), o vereador Carlos Alberto João (Professor Carlos), o ex-prefeito Rogério Lorenzetti e o diretor de Recursos Humanos da Prefeitura, João Bruno Navarro Fernandes Jabur. Também estiveram presentes e receberam o reconhecimento da Diretoria os secretários Heron Radke (Proteção à Vida), Adélia Paixão (Educação) e Benjamin Marçal Costa (procurador-geral do município) e ex-secretários municipais.
O Sinserpar representa os servidores da Prefeitura e Câmara de Vereadores e foi fundado em 1992.
Na cerimônia foi lido o termo de posse e, em seguida, os diretores foram chamados individualmente para assinar o documento e receber os cumprimentos das autoridades e do presidente Gabriel dos Santos Luiz.
METAS – No pronunciamento, o novo presidente disse que estuda a possibilidade de reduzir de 2% para 1% a mensalidade do Sinserpar, viabilizando um aumento no quadro de sindicalizados e desonerando os servidores. Também disse que vai reduzir os requisitos para ex-sindicalizados retornarem à agremiação sindical.
Destacou, ainda, entre as metas, trabalhar para conquistar um novo plano de cargos e salários e melhores salários. "Vamos trabalhar sempre por salários justos e condições de trabalhos dignas para os servidores municipais”, sentenciou Gabriel.
Além disso, o presidente garantiu que a diretoria vai realizar uma gestão voltada para todos os servidores “e não somente uma classe profissional dos servidores”. E também desenvolver um trabalho transparente, com prestações de contas financeiras e dos atos da diretoria.
Lembrou que durante as eleições percorreu as secretarias municipais em busca de votos. “E agora vamos voltar, quantas vezes forem necessárias, para discutir os assuntos de nosso interesse. Queremos ouvir os trabalhadores de todas as secretarias e de todos os cargos. Vamos fazer um Sindicato para todos e aberto”, enfatizou o novo presidente.
Gabriel encerrou o pronunciamento comunicando que vai acumular a presidência da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Paranavaí (Asempar), que é permitido pelos estatutos das duas entidades, e agradecendo a todos “que não me deixaram esmorecer mesmo nos momentos mais difíceis. Sempre me apoiaram e me estimularam a continuar no caminho”.
DIÁLOGO – Em nome do Governo Municipal, o secretário Hugo Morgado destacou a importância da renovação da diretoria do Sinserpar (a anterior estava há 13 anos no cargo) e disse que confia num bom diálogo, pois o novo presidente, Gabriel dos Santos Luiz, já demonstrou de como trabalha.
Destacou que os líderes sindicais vão ter que trabalhar muito “e fazer malabarismo” para atender as demandas das diferentes classes que compõem a categoria dos servidores municipais. Reconheceu que nem sempre a Administração Municipal vai poder atender as reivindicações por limitações legais e financeiras, “mas vamos fazer todo o esforço possível para atender o que for justo”.
O vereador Professor Carlos colocou a Câmara de Vereadores à disposição e citou que a posse da nova diretoria acontece num momento em que procuram desqualificar os sindicatos de trabalhadores.
“O importante é a classe trabalhadora se manter forte e unida”, destacou. Parabenizou o presidente e reforçou que “as demandas são grandes, mas a nova diretoria tem capacidade para trabalhar pelo seu atendimento”.
O ex-prefeito Rogério Lorenzetti valorizou o trabalho dos servidores públicos. “A Prefeitura de Paranavaí tem uma equipe altamente qualificada”, ponderou, “que tem o meu reconhecimento”. Ele disse que as conquistas que obteve nos dois mandatos, “em grande parte é fruto do trabalho dos servidores. Um prefeito sem ter os servidores ao seu lado não consegue trabalhar. Ele lamentou que a limitação financeira não permite, por vezes, atender as reivindicações.
Finalizou falando da confiança na liderança do presidente Gabriel dos Santos, “uma pessoa muito especial”, que vai liderar um grupo que vai ter muitas conquistas.

O novo presidente
Gabriel dos Santos Luiz é orientador de trânsito da Ditran e há 18 anos tem algum vínculo com a administração pública municipal de Paranavaí.
No ano de 2000, foi nomeado assessor parlamentar da Câmara de Vereadores de Paranavaí; em 2005, já formado em Pedagogia, passou a ocupar um novo cargo comissionado, agora na Prefeitura, como supervisor e orientador de escolas, na Secretaria Municipal de Educação.
Em 2008 ele prestou concurso e foi aprovado para o cargo de orientador de trânsito da Diretoria de Trânsito (Ditran). Atuou como gerente daquela unidade administrativa. Atualmente era assessor do secretário municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e de Trânsito, à qual está vinculada a Ditran.
Gabriel começou a militância na política classista em 2014, quando disputou e venceu as eleições na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Paranavaí (Asempar), assumindo a presidência da entidade em 2015 para o biênio 2015-2016. No ano passado foi reeleito para o cargo para a gestão 2017-2018.
No último dia 6 de dezembro aconteceram as eleições para o Sinserpar e a chapa liderada por Gabriel obteve 223 votos contra 46 da chapa 1.
O mandato da diretoria, que está sendo empossada neste momento, terá duração de quatro anos.

A nova diretoria
A nova diretoria do Sinserpar tem a seguinte composição:
Presidente: Gabriel dos Santos Luiz
Vice-presidente: Suzi Cristiane Faquim
1ª secretária: Maria Rosa Gonçalves de Medeiros
2º secretário: Mário Sérgio Gonzales
1ª tesoureira: Márcia Solange Cassorilo de Lima
2ª tesoureira: Luciana Bispo dos Santos
Diretora Social: Rosana Soares Lange de Araújo
Diretor de Patrimônio: Décio Borges Monteiro
Comissão de Apoio:
Clézio de Oliveira Cabral Júnior
Arivonil Marino Fuza
Conselheiros fiscais:
Maria Regina Victor Francisco
Rosângela Cristina Arioze
Elizabeth Gonçalves da Silva