Microempreendedor tem orientação para melhorar desempenho do empreendimento

Durante toda a semana, os interessados em melhorar o desempenho de seus empreendimentos e também em sair da informalidade receberão consultorias, palestras de capacitação e serviços gratuitos, com foco no desenvolvimento de seus negócios.
A Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI) teve início ontem na Sala do Empreendedor. “Os MEIs formalizados ou aqueles que querem ter mais informações para se formalizar, vão ter à disposição orientações para regularização do próprio negócio, oficinas, consultorias de planejamento, orientação para captação de crédito, palestras e formalizações. É importante saber quais os benefícios de ser MEI”, afirmou a Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Paranavaí, Andréa Alves Vieira.
E acrescentou: “Os microempreendedores individuais formalizados ganham vantagens empresariais, como a de emitir nota fiscal e melhores linhas de acesso ao crédito, bem como a proteção da Previdência Social, com direito à aposentadoria por idade, por invalidez, auxílio-maternidade e auxílio-doença”.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel, a economia municipal ganha muito com o crescimento dos microempreendedores individuais.
“Neste ano já contabilizamos mais de R$ 23 milhões através das declarações dos MEIs. Isso tudo é dinheiro que se reverte na própria economia da cidade, por isso, temos trabalhado intensamente para fomentar o desenvolvimento econômico, criar novas oportunidades e incentivar que os microempresários saiam da informalidade”, ressaltou.
O presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí, José Galvão, valorizou o trabalho feito pela Sala do Empreendedor.
“Essa equipe de trabalho é muito competente. É muito importante ter um espaço como esse, pois o microempresário precisa dessa abertura, desse apoio do Poder Público”.
Segundo o consultor do Sebrae em Paranavaí, Wellington Perdomo, já são mais de 4 mil Microempreendedores Individuais na cidade e a tendência é continuar crescendo.
“O MEI tem grande importância na economia do município. A Sala do Empreendedor de Paranavaí é referência e foi reconhecida como uma das melhores de todo o estado, provando que o trabalho tem sido efetivo. Já são mais de 4.300 MEIs na cidade, mais de 400 mil em todo o Paraná e no Brasil já superamos a maraca de 7 milhões”, enfatizou.
Além das palestras, oficinas e serviços gratuitos, os formalizados que não fizeram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) poderão contar com a estrutura montada durante a Semana MEI para ficar em dia com as suas obrigações.
Lembrando que o prazo para declarações encerra no dia 31 de maio e a prestação de contas é obrigatória.
A semana voltada aos MEIs vai de 14 a 19 de maio, com a realização da Prefeitura de Paranavaí, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e conta com a parceria do Sebrae/PR.
Em Paranavaí, todos os atendimentos, consultorias, palestras e oficinas da Semana MEI deverão ser agendados diretamente na Sala do Empreendedor ou pelo telefone 3423-1733.

Programação
15 de maio, hoje, das 8h às 16h – Consultoria de Planejamento. Local: Sala do Empreendedor.
16 de maio, às 14h – Rodada de Crédito. Local: Sala do Empreendedor.
17 de maio, das 8h às 16h – Consultoria de Planejamento. Local: Sala do Empreendedor.
18 de maio, das 8h às 16h – Atendimento Negócio a Negócio. Local: Sala do Empreendedor; das 18h às 22h – Atendimentos no Sexta Feirão. Local: Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca