Microempresários podem usufruir do serviço de certificado digital oferecido pela Micropar

Há tempos que as pessoas utilizam assinaturas à caneta, carimbos, selos e outros recursos para comprovar a autenticidade de documentos. Hoje, muitas dessas atividades podem ser feitas por meio da internet. É aí que entra em cena a certificação digital e recursos relacionados, como a assinatura digital.
Hoje, as empresas e pessoas físicas precisam de certificado digital para acesso a diversos serviços, disponibilizados em meio eletrônico por diferentes instituições.
Pensando nisso, a Associação de Microempresas do Noroeste do Paraná (Micropar), com sede em Paranavaí, especializou um funcionário para atender seus associados com esse serviço, informou o corpo diretivo da entidade em visita ao Diário do Noroeste.
O objetivo da certificação é facilitar a vida das empresas e pessoas físicas. A internet permite que indivíduos, empresas, governos e outras entidades realizem uma série de procedimentos e transações de maneira rápida e precisa, diminuindo processos burocráticos, de maneira segura.
Mas da mesma forma que os computadores oferecem meios para tudo isso, podem também ser usados para fraudes, o que significa que tais operações, quando realizadas por vias eletrônicas, precisam ser confiáveis e seguras. A certificação digital é capaz de atender a essa necessidade.
O certificado é uma ferramenta tecnológica que garante a integridade, procedência e legalidade de quaisquer manifestações em meio eletrônico nacional, diz Marcelo Campos, que participou de curso a respeito do assunto em Porto Alegre, e passa a atender as empresas de Paranavaí e região sobre a certificação.

O que é certificação digital?

A internet permite que indivíduos, empresas, governos e outras entidades realizem uma série de procedimentos e transações de maneira rápida e precisa. Graças a isso, é possível fechar negócios, emitir ou receber documentos, acessar ou disponibilizar informações sigilosas, diminuir processos burocráticos, entre outros.
Em sua essência, a certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam realizadas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, captura de informações privadas ou outros tipos de ações indevidas ocorram.
A certificação digital funciona com base em um documento eletrônico chamado certificado digital e em um recurso denominado assinatura digital. É conveniente compreender primeiro este último, para a devida assimilação da ideia.
Basicamente, trata-se de um documento eletrônico com assinatura digital que contém dados como nome do utilizador (que pode ser uma pessoa, uma empresa, uma instituição, etc.), entidade emissora, prazo de validade e chave pública. Com o certificado digital, a parte interessada obtém a certeza de estar se relacionando com a pessoa ou com a entidade desejada.
Um exemplo de uso de certificados digitais vem dos bancos. Quando uma pessoa acessa sua conta corrente pela internet, certificados digitais são usados para garantir ao cliente que ele está realizando operações financeiras com o seu banco. Se o usuário clicar no ícone correspondente no navegador de internet, poderá obter mais detalhes do certificado. Se algum problema ocorrer com o certificado – prazo de validade vencido, por exemplo -, o navegador alertará o usuário.

Banco do Empreendedor Paraná
A Micropar trabalha também o Programa Bom Negócio Paraná e a Linha de Crédito do Banco do Empreendedor Paraná, criados pelo governo do Estado, voltados às micro e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços.
Com ações voltadas ao desenvolvimento local econômico e social e à geração de emprego e renda, o programa disponibiliza capacitação, consultoria e acompanhamento de empreendedores, melhorando a gestão das empresas, contribuindo para a sustentabilidade dos negócios em cada região do Paraná, respeitando o perfil dos empreendimentos de cada localidade.
O Bom Negócio Paraná oferece gratuitamente cursos de gestão empresarial nas áreas de: Empreendedorismo e projeto de vida, gestão financeira, gestão comercial, gestão de negócios, gestão de pessoas e gestão estratégicas.
Para tornar o programa ainda mais vantajoso, a Fomento Paraná disponibiliza linhas de crédito pelo Banco do Empreendedor Paraná com condições e vantagens especiais.
Principais características: Taxa de juro a partir de 0,55% ao mês, financiamento de até R$ 300 mil, pagamento em até 60 meses e carência podendo chegar a 3 meses, informou a direção da Micropar, com sede em Paranavaí.
Com isso o micro empreendedor se beneficia em poder construir, ampliar ou reformar suas instalações, fazer compra de matéria-prima ou insumos e também investir em treinamento e aperfeiçoamento.