Mídia internacional noticia classificação de seleções para o Mundial com clichês
A repercussão da classificação de mais cinco seleções para a Copa, anteontem, mostrou que a imagem do Brasil no exterior ainda está muito ligada ao samba, às praias e às belas mulheres.
O avanço econômico das últimas duas décadas não livrou o país de uma visão de fora baseada em estereótipos.
Na Europa e na América do Sul, publicações noticiaram a classificação de seus países para o Mundial fazendo alusão aos antigos clichês.
O "Olé!", principal diário esportivo argentino e famoso pelo tom jocoso de suas manchetes, destacou a vitória por 5 a 2 sobre o Paraguai e a classificação do time de Messi para a Copa com a frase: "Garotas, aqui vamos nós", referindo-se à beleza das brasileiras.
A mensagem é parecida com a do jornal holandês "De Telegraaf". Embora na manchete não exista menção aos estereótipos, a imagem que ilustra o país da Copa é a de uma passista vestidas com as cores da seleção holandesa.
O respeito jornal italiano "Corriere dello Sport", por sua vez, comemorou a classificação do país destacando na manchete apenas duas palavras: "Samba Itália".
Pão de açúcar – Também se destacam nas publicações estrangeiras as menções ao Rio. A cidade é lembrada em muitos dos textos, embora os países ainda não tenham escolhidos seus centros de treinamento.
O jornal suíço "Blick" é um dos periódicos que destacam a capital fluminense.
A seleção do país ficou bem perto da vaga com a vitória sobre a Noruega, anteontem. Com o resultado positivo e a boa situação nas eliminatórias, o jornal anuncia: "Já podemos ver o Pão de Açúcar!".
Além de mais contida no enfoque, a imprensa americana foi mais discreta no destaque ao assunto. Poucos jornais destacaram em sua primeira página a classificação, com duas rodadas de antecedência, da seleção americana para o Mundial.
O "New York Times" publicou uma pequena chamada no rodapé de sua capa. O texto ficou logo abaixo da notícia sobre a possibilidade de mudança da data da Copa de 2022, no Qatar.
O avanço econômico das últimas duas décadas não livrou o país de uma visão de fora baseada em estereótipos.
Na Europa e na América do Sul, publicações noticiaram a classificação de seus países para o Mundial fazendo alusão aos antigos clichês.
O "Olé!", principal diário esportivo argentino e famoso pelo tom jocoso de suas manchetes, destacou a vitória por 5 a 2 sobre o Paraguai e a classificação do time de Messi para a Copa com a frase: "Garotas, aqui vamos nós", referindo-se à beleza das brasileiras.
A mensagem é parecida com a do jornal holandês "De Telegraaf". Embora na manchete não exista menção aos estereótipos, a imagem que ilustra o país da Copa é a de uma passista vestidas com as cores da seleção holandesa.
O respeito jornal italiano "Corriere dello Sport", por sua vez, comemorou a classificação do país destacando na manchete apenas duas palavras: "Samba Itália".
Pão de açúcar – Também se destacam nas publicações estrangeiras as menções ao Rio. A cidade é lembrada em muitos dos textos, embora os países ainda não tenham escolhidos seus centros de treinamento.
O jornal suíço "Blick" é um dos periódicos que destacam a capital fluminense.
A seleção do país ficou bem perto da vaga com a vitória sobre a Noruega, anteontem. Com o resultado positivo e a boa situação nas eliminatórias, o jornal anuncia: "Já podemos ver o Pão de Açúcar!".
Além de mais contida no enfoque, a imprensa americana foi mais discreta no destaque ao assunto. Poucos jornais destacaram em sua primeira página a classificação, com duas rodadas de antecedência, da seleção americana para o Mundial.
O "New York Times" publicou uma pequena chamada no rodapé de sua capa. O texto ficou logo abaixo da notícia sobre a possibilidade de mudança da data da Copa de 2022, no Qatar.