Mídia regional sai fortalecida de reunião em Brasília

Representantes de entidades representativas de Jornais do Interior de todo o Brasil se reuniram, na última terça-feira com o secretário especial de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), Márcio de Freitas, em Brasília.
A mudança no tratamento dispensado à mídia regional foi o que mais chamou a atenção no encontro. Na reunião foi apresentada proposta pela Secom que estabelece que as entidades representativas da mídia regional serão ouvidas nas decisões de destinação dos recursos da verba publicitária do governo federal entre seus associados, e mesmo entre não associados, desde que tenham sede fora das capitais.
O presidente da Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil (Adjori-BR), Miguel Ângelo Gobbi, admitiu ter ficado surpreso com a proposta da Secom, mas positivamente.
"Estamos à disposição da Secom e dos veículos que representamos, para avaliar e avalizar os jornais de forma a aplicar corretamente as verbas publicitárias. Já atuamos assim com muita responsabilidade, como já viemos fazendo ao longo destes 11 anos de história", destacou Gobbi.
Freitas classificou o encontro como "excelente", mesma impressão de Duílio Malfatti Júnior, secretário de Comunicação Integrada do governo federal.
A reunião foi definida na semana passada, depois de um encontro com o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. O presidente da Frente Parlamentar da Mídia Regional, Alex Canziani (PTB-PR), disse que a conversa com direção e equipe técnica da Secom mostrou a nova visão do governo federal, que é de fazer propaganda eficaz.
"Muda a metodologia. Agora ficou boa para a sociedade, o governo e a mídia regional", resumiu. Canziani comemorou o fato de a Frente ter cumprido o seu papel, ou seja, articular e abrir portas para que o grupo da mídia regional fosse atendido pelo governo.
O secretário da Frente, deputado Jones Martins (PMDB-RS), considerou a reunião muito positiva. "Inauguramos um novo momento na relação da Câmara dos Deputados, entidades, Casa Civil e Secom."
Segundo explicou, a Frente Parlamentar da Mídia Regional defende a tese de que as entidades devem ter protagonismo na definição de verbas publicitárias. "Os critérios aplicados anteriormente levavam a injustiças. Este é o pensamento da Frente, das entidades e agora também do governo. Estamos todos alinhados. Precisamos focar na construção de uma agenda de trabalho."