Ministro estudo de viabilidade do trecho paranaense da ferrovia Norte-Sul

CURITIBA – O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, faz uma jornada hoje pelas capitais dos estados da Região Sul para presidir reuniões de apresentação dos resultados do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de trecho da Ferrovia Norte Sul entre Panorama (SP), Chapecó (SC) e Rio Grande (RS).
Os eventos serão realizados no mesmo dia em Porto Alegre, Florianópolis e em Curitiba, com objetivo de informar parlamentares, empresários e a sociedade sobre o empreendimento. Na capital paranaense, a reunião acontece a partir das 17 horas, no Campus da Indústria, unidade do Sistema Fiep no Jardim Botânico.
O EVTEA foi elaborado pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa estatal vinculada ao Ministério dos Transportes. O estudo indicou como referência a passagem da ferrovia por 82 municípios em quatro estados (oito em São Paulo; 31 no Paraná; 14 em Santa Catarina e 29 no Rio Grande do Sul). A extensão prevista é de 1.731 quilômetros.
O trecho ferroviário poderá ser uma nova opção de transporte para a região, principalmente para o escoamento de safras agrícolas e demais produtos em direção aos portos do sul do Brasil, em especial Rio Grande, e também para os portos do Sudeste, por meio de conexão com a malha ferroviária existente.