Missa da Quarta-feira de Cinzas marcou início da Quaresma na região

Uma missa anteontem à noite na Catedral Maria Mãe da Igreja marcou a Quarta-feira de Cinzas, simbolizando o início da Quaresma na Diocese de Paranavaí. É o começo do período de penitência e reflexão para os católicos. Também foi o lançamento da Campanha da Fraternidade 2016.
Um dos pontos centrais da celebração, como tradicionalmente acontece, foi a imposição das cinzas. O uso litúrgico das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência.
Aceitando que nos imponham as cinzas, expressamos duas realidades fundamentais:
Somo criaturas mortais; tomar consciência de nossa fragilidade, de inevitável fim de nossa existência terrestre, nos ajuda a avaliar melhor os rumos que compete dar à nossa vida: "você é pó, e ao pó voltará" (Gn 3, 19).
Somos chamados a nos converter ao Evangelho de Jesus e sua proposta do Reino, mudando nossa maneira de ver, pensar, agir (fonte: www.mundocatolico.org.br).
FRATERNIDADE 2016 – A Campanha da Fraternidade deste ano propõe uma reflexão sobre o saneamento básico, ou seja, as condições da água e necessidade de preservação, além do esgotamento sanitário e tratamento, bem como a destinação correta do lixo.
A campanha, que pela quarta vez tem caráter ecumênico, englobando outras igrejas cristãs, trabalha o tema: “Casa comum – nossa responsabilidade”, e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.
Antes do lançamento, a campanha foi apresentada à imprensa pelo bispo diocesano, dom Geremias Steinmetz. Ele falou sobre a importância do tema e apresentou números para o debate neste período de campanha.
Um exemplo é que a cada 2,5 minutos uma criança morre no mundo por falta de acesso a água potável. E mais: 18% da população brasileira não têm acesso à água tratada. Combater o desperdício e adotar o uso racional são alguns dos desafios propostos.