Missa na Catedral celebra os 60 anos da ordenação de Dom Rubens

Rubens Augusto de Souza Espínola, nascido em São Carlos (SP) em 8 de junho de 1928. Os dias atuais nos relevam mais de 85 anos dedicados às causas da vida e da dignidade humana, 60 deles como sacerdote da Igreja Católica, Apostólica, Romana.
É essa história de sacerdócio que o bispo emérito de Paranavaí, Dom Rubens como é conhecido e reconhecido, vai comemorar neste domingo (amanhã). A missa em Ação de Graças está programada para 9 horas, na Catedral Maria Mãe da Igreja.  
O religioso esteve ontem na Redação do DN para convidar o diretor Euclides Bogoni e estender a participação a toda comunidade. A celebração deve reunir religiosos, leigos e convidados da Diocese.
Afinal, foram mais de 19 anos dedicados ao serviço na Diocese de Paranavaí, o que rendeu admiração dos que o conhecem e o respeito geral. Mesmo após a aposentadoria, em fevereiro de 2004, o bispo continuou na cidade, residindo desde então na mesma casa.
MEMÓRIA – Ontem, durante a visita a Euclides Bogoni, Dom Rubens lembrou algumas passagens importantes e fatos que marcaram a vida da região Noroeste. Dentre os episódios, a construção da Catedral Maria Mãe da Igreja e multiplicação das paróquias, somando-se também a ordenação de 35 padres.
Quando assumiu a Diocese eram apenas duas paróquias em Paranavaí. Quando deixou a administração, apresentou saldo de 11 paróquias na cidade.
Dom Rubens foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1953 e bispo em 19 de março de 1981. Tomou posse em Paranavaí no dia 8 de dezembro de 1985, sucedendo a Dom Benjamin de Souza Gomes, que passou à condição de bispo emérito, falecendo em 17 de novembro de 1995.
Dom Rubens permaneceu na função até o dia 1º de fevereiro de 2004, quando se aposentou e foi empossado o bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo. Dom Sérgio foi nomeado para a Diocese de Bragança Paulista em 16 de setembro de 2009.