Momento difícil
Rogério J. Lorenzetti*
Uma semana tensa, recheada de denúncias, leva o país a uma crise política de grandes proporções. O governo, que já vinha mal perante a opinião pública, segundo pesquisas divulgadas, perde credibilidade de forma assustadora.
A população, incrédula, assiste a um festival de horrores promovido por parte dos dirigentes constituídos para representá-la. Perdem a confiança da nação e não reúnem condições morais de permanência nos cargos ocupados. Prestariam um serviço ao país se renunciassem de forma coletiva e permitissem novas eleições.
Mas, ao contrário, se agarram ao poder achando que o mesmo irá salvá-los das punições que estão a caminho. Defendo a legalidade e as instituições implantadas pelo nosso sistema democrático de governo. Esta é uma conquista permanente e que deve estar acima deste momento difícil por que passa o Brasil.
A justiça deve fazer sua parte e penalizar a quem cometeu ilícito, respeitando o processo legal e o amplo direito de defesa, prescrito pela nossa constituição federal.
Só a democracia, através de eleições diretas, pode dar fim a este impasse que estamos vivendo. A atual legislatura se mostra incapaz de fiscalizar e punir adequadamente os responsáveis por este descalabro que vive a nação (embora seja a responsável por tomar as devidas providências).
Mas acredito no futuro do nosso querido Brasil. Temos as condições necessárias para a retomada do desenvolvimento, basta cessar a torneira da corrupção e tomar as medidas necessárias para a correta gestão dos recursos públicos.
Não é impossível, mas temos que valorizar aqueles que, na passagem pela vida pública ou privada, tenham dado exemplos de correção, planejamento, eficiência, controle, visão administrativa e política.
Criar as condições para a retomada do desenvolvimento, com geração de empregos, aumento de renda, melhoria dos serviços públicos, segurança, assim como adequar investimentos em saúde, educação e infraestrutura se faz urgente e necessário.
O país tem pressa de virar esta lamentável página da sua história e todos temos que contribuir para isso, seja como eleitores ou incentivando pessoas corretas a participar de eleições para contribuir com as soluções que nossa sociedade depende para crescer e se desenvolver.
Um otimismo responsável pode nos ajudar a curar as feridas abertas por tantos acontecimentos deploráveis que estão sendo divulgados através da imprensa.
Afinal o Brasil é maior que o buraco que tentam enfiar ele, temos pessoas dignas e que agem com honestidade de ações e propósitos, precisamos colocá-las no lugar certo para ajustar nossa rota e evitar o pior.
*Rogério J. Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período de 2009/2016