Moradora diz que todos devem ajudar a combater a dengue

Neste sábado, a Vigilância em Saúde coordenou as ações do Dia “D” do mutirão contra a dengue na Vila Operária (Jardim Renascer, Hélio Lopes, Tânia Mara e Dona Josefa), Jardim Ipê, Vila City, Jardim Maringá e centro comercial de Paranavaí.
Durante as visitas às residências nos bairros, os moradores aprovaram a iniciativa e avaliam que toda a comunidade precisa ajudar a evitar um novo surto de dengue na cidade.
Luciana de Barros Pedro, moradora do Conjunto Hélio Lopes, conta que ela e o filho menor tiveram dengue na epidemia registrada em 2013. “Nós sofremos muito, com dores, mal estar, e não desejo que ninguém passe por isso. Essas ações de conscientização são muito necessárias e todo mundo precisa ajudar, cuidar do seu quintal e incentivar os vizinhos a fazer o mesmo”, disse.
Luciana diz estar fazendo sua parte, e pede que os demais moradores também ajudem a combater a dengue. “Todos nós corremos risco por causa da desatenção de um. As pessoas não estão dando a devida importância, e espero que ninguém precise ficar doente para entenderem o perigo que é”, destacou Luciana.
A dona Elenita, que também mora no Conjunto Hélio Lopes, disse que em 2013 chegou a ser notificada por causa de entulhos que o ex-marido guardava em frente à casa. “Eu tenho muitas plantas e flores no quintal, mas hoje eu cuido muito, não deixo acumular água, mantenho as vasilhas dos animais sempre com água fresca e limpa. Não quero ficar doente e nem provocar que meus vizinhos fiquem doentes”, frisou.
DIA D – Durante todo o sábado, as equipes formadas pelos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e voluntários da Guarda-Mirim, Tiro de Guerra, associações, clubes de serviços (Lions e Rotary) e servidores públicos municipais, fizeram as visitas nas residências e estabelecimentos comerciais, orientaram a população e entregaram panfletos e sacos de lixo para a limpeza necessária.
O prefeito Rogério Lorenzetti, que também participou das ações do mutirão no centro comercial e na região da Vila Operária, agradeceu “a disposição dos servidores em realizar este trabalho voluntário. Todos estão aqui por um motivo nobre, bom e correto. Não queremos que ninguém fique doente, por isso o trabalho de prevenção é fundamental”.
Segundo o secretário de Saúde do município, Agamenon Arruda de Souza, um novo mutirão contra a dengue já está sendo programado para o mês de novembro. “Precisamos aproveitar o período letivo, porque os estudantes são grandes aliados no combate à dengue. Eles são conscientes e levam essa conscientização para casa, espalham isso na vizinhança. Novembro também já é um período de verão mais intenso, e precisamos ter muito cuidado para não enfrentar uma nova epidemia”, esclareceu.
As ações do mutirão da dengue neste sábado (6) também tiveram o reforço do Grupo da 3ª Idade do SESC, que realizou ações educativas com entrega de panfletos na área central da cidade, e da Câmara de Vereadores.