Moradora reclama da coleta de lixo e Secretário responde com orientações

Em regra, os coletores de lixo orgânico devem passar três vezes por semana em cada bairro de Paranavaí. A coleta seletiva é feita duas vezes por semana. Mas e quando os moradores percebem que houve falha no cronograma?
Nesta semana, o Diário do Noroeste recebeu carta de uma leitora relatando a situação que enfrenta “sistematicamente”. Leila Léa, moradora do Jardim Ibirapuera, informou que “é costume que os responsáveis por dito recolhimento (…) deixem de cumprir com sua obrigação”.
De acordo com Leila, “a última ocorrência foi quinta-feira (28/07) e sábado (30/07), dois dias sem recolher. Em contato com a empresa [responsável pela coleta do lixo], disseram que viriam segunda-feira (01/08), porém não vieram”. Diante da situação, ela questionou: “O que eu faço com o lixo?”.
A equipe do DN entrou em contato com o secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Hedler, para esclarecer a situação. Ele explicou que em casos como o de Leila, o primeiro passo é entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, pelo número de telefone 156.
Feita a reclamação, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente será informada e buscará respostas junto à empresa que presta o serviço de coleta de lixo em Paranavaí. O próximo passo será identificar a origem do problema para, então, solucioná-lo.
Hedler garantiu que as reclamações referentes a falhas no cronograma de coleta não são frequentes. Mesmo assim, afirmou que algumas situações podem fazer com que o lixo seja deixado pelos coletores, por exemplo, quando o morador deposita após a passagem do caminhão.
O acondicionamento dos resíduos de maneira incorreta também pode ser motivo para que não sejam recolhidos. O secretário orientou: “O saco de lixo deve estar amarrado e não pode estar rasgado. Quando o lixo está espalhado na rua, em cesta, contêiner ou gaveta, os coletores não pegam”.
Hedler também chamou a atenção dos moradores para a importância da separação do lixo. Resíduos orgânicos devem ser colocados em embalagens diferentes dos materiais recicláveis. É preciso ficar atento, porque cada um tem dias específicos de coleta.
CATADORES – De acordo com o secretário de Meio Ambiente, muitos catadores circulam pela cidade todos os dias. Eles abrem os sacos de lixo em busca de materiais recicláveis, retiram esses resíduos e, na maioria das vezes, fecham a embalagem novamente.
No entanto, há situações em que os catadores não tomam esse cuidado, e o lixo acaba se espalhando. “Já identificamos casos em que catam o saco de lixo, põem no carrinho, levam para um terreno vazio, fazem a triagem e deixam o resto espalhado”, disse Hedler.
A orientação é que os moradores que presenciarem atitudes como essa tentem conversar com os catadores, pedindo para que fechem o saco de lixo novamente. Em último caso, entrem em contato com a Secretaria de Meio Ambiente ou com a Guarda Municipal.
CUIDADOS – Os moradores precisam ter alguns cuidados em relação à maneira como acondicionam certos materiais. Agulhas e cacos de vidro, por exemplo, devem ser colocados em caixas de papelão ou embrulhados em jornal. Além disso, é bom que o saco de lixo em que os objetos forem depositados seja identificado com dizeres do tipo “contém caco de vidro”.
A orientação é importante porque, apesar de usarem equipamentos de segurança, muitos coletores já se feriram com agulhas e cacos de vidro. Quando isso ocorre, os trabalhadores são encaminhados para atendimento médico, são submetidos a exames e, muitas vezes, precisam tomar remédios por meses, para evitar doenças.
RESPOSTA – O secretário Hedler informou que o caso da leitora do Diário do Noroeste, Leila Léa, seria verificado o mais rapidamente possível, para que o problema fosse resolvido. Ele colocou a estrutura da Secretaria de Meio Ambiente à disposição para o esclarecimento de dúvidas e outras informações sobre a coleta de lixo.
SERVIÇO – É possível conhecer o cronograma completo de coleta de lixo comum e de materiais recicláveis em Paranavaí, ligando para a Secretaria de Meio Ambiente, pelos números 3902-1145 e 3902-1146.
Durante os dias de semana, as ligações também podem ser feitas para informar sobre situações irregulares. Nos finais de semana, as denúncias deverão ser encaminhadas à Guarda Municipal, pelo número 153.