Moradores de Querência fazem manifesto por mais segurança

Moradores de Querência do Norte realizaram ontem uma passeata reivindicando mais segurança para a cidade que, no período de uma semana, teve uma agência bancária assaltada e a prefeitura arrombada. Os assaltantes estavam armados com fuzis, espingardas e pistolas.
Entre as reivindicações estão ainda a implantação de uma Delegacia da Marinha, o aumento do efetivo policial e a criação da Comarca de Querência do Norte.
“Nossa pauta de reivindicação será entregue para o secretário de Segurança Pública do Paraná, que já está a par da nossa situação”, destacou o prefeito Carlos Benvenutti.
Outro pedido é a criação de uma Delegacia no município com a presença de policiais civis, delegados, escrivães e investigadores. “Queremos mais policiais militares e civis, preparados, equipados e com atuação mais eficiente, ou seja, um policial para cada 500 habitantes”, destacou o procurador jurídico do município, Flávio Rodrigues.
As outras reivindicações da comunidade são: a transformação do município de Querência do Norte em Comarca. A presença da Marinha e da Polícia Federal também fazem parte das reivindicações. “Precisamos de uma Delegacia da Marinha para combater a criminalidade dentro dos rios, e da Polícia Federal para combater o contrabando”, disse Benvenutti.
Ainda de acordo com o prefeito, não basta somente o aumento do efetivo de policiais e sim um conjunto de ações para combater a criminalidade. Também pede políticas públicas para o combate à pobreza e às desigualdades sociais e regionais, com investimento maior em educação, cidadania, infraestrutura nas rodovias de acesso ao Mato Grosso do Sul, Ivaté e Icaraíma, com a manutenção e readequação dos acessos aos Portos.
Outro pedido dos moradores é a permanência do Banco do Brasil no município, e instalação de mais bancos, para atender a demanda local. “O aumento da criminalidade em Querência e região é reflexo da falta de investimentos dos governos Estadual e Federal nos últimos anos em todos os setores, entre eles a defasagem no quadro de policiais militares. A segurança é um direito do cidadão, chega de medidas paliativas, é necessário combater o mal pela raiz”, disse Flávio Rodrigues.

Polícia continua as buscas pelos bandidos
Policiais militares e civis de toda a região estão em Querência do Norte na tentativa de capturar os assaltantes que roubaram dinheiro do Banco do Brasil e da Prefeitura. A informação é de que as ilhas e todas as margens dos Rios Paraná e Ivaí estão sendo percorridas pelos policiais na busca de pistas. Até um helicóptero da PM foi utilizado nas buscas.
Outra informação é que policiais do Mato Grosso também estão auxiliando na busca pelos bandidos, considerados de alta periculosidade.
O trabalho dos policiais é complexo, já que o município de Querência do Norte é vasto em extensão, possui mais de 1,2 mil quilômetros de estradas rurais, 60 quilômetros de rios e os 18 portos.