Moradores debatem hoje solução para “lixão” da Vila Operária, em Paranavaí

O destino do terreno que serve como depósito irregular de lixo na Vila Operária, em Paranavaí, voltará a ser discutido nesta terça-feira (12), em audiência pública. O objetivo é ouvir a comunidade em busca de soluções para o problema que se arrasta há quatro décadas e compromete a qualidade de vida da população.
Organizado pelo Ministério Público do Paraná, o evento será no Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap), às 19h30. Contará com representantes da Administração Municipal e de lideranças do bairro. O convite para participar se estende a toda a comunidade.
A abertura da audiência pública será feita pelos promotores de Justiça Susy Mara de Oliveira e Robertson Fonseca de Azevedo. Depois, haverá manifestação do procurador do Trabalho Fábio Aurélio da Silva Alcure. Em seguida, será a vez do pronunciamento de representantes da Administração Municipal. Por fim, será aberto espaço para os moradores.
As reuniões com a população da Vila Operária tiveram início no ano passado, quando o Ministério Público do Paraná organizou dois encontros para tratar sobre o “lixão”. A ideia é encontrar soluções práticas e rápidas para o terreno, sem que seja necessário cobrar ações do poder público por vias judiciais.
Para o promotor Robertson Fonseca de Azevedo, é necessário criar um plano de gestão dos resíduos sólidos, definindo que destinação será dada a restos de materiais de construção, lixos orgânicos e itens hospitalares, entre outros descartes feitos naquele terreno.