Moradores do Jardim Simone se opõem a instalação de antena de transmissão

A instalação de uma antena de transmissão está preocupando os moradores do Jardim Simone, em Paranavaí, porque a base de sustentação do equipamento foi construída a aproximadamente 100 metros de outra torre que existe no bairro. A vizinhança teme pelos efeitos dos altos níveis de radiação.
Clóvis Mendes dos Santos mora naquela região da cidade há oito anos. Disse que nunca teve problemas que exigissem a mobilização da comunidade, mas, desta vez, os vizinhos se uniram e fizeram um abaixo-assinado com 30 nomes para solicitar apoio do poder público.
Basearam-se na Lei Municipal 2.672/05, que dispõe sobre a instalação de antenas transmissoras e receptoras de telefonia celular e de estações de rádio. O texto diz que a distância mínima entre duas unidades (suportes para antenas ou antenas) deve ser de 500 metros.
O Ministério Público foi procurado. “Disseram que vão apurar as informações”, afirmou Santos. Segundo ele, seria preciso verificar a situação com repartições da Administração Municipal e, somente então, definir quais serão os encaminhamentos.
Até lá, ficam a desconfiança e o medo de que a instalação da nova antena comprometa a saúde de quem mora nas redondezas. “Vamos esperar uma resposta, mas não queremos ser prejudicados”, concluiu Santos.