Moradores e poder público vão intensificar ações de combate à dengue na Vila Operária
Os moradores dos conjuntos habitacionais que formam a Vila Operária, em Paranavaí, se reuniram para falar sobre dengue. O encontro foi na noite de quinta-feira e contou com a presença de representantes da Administração Municipal e da 14ª Regional de Saúde, além de lideranças do bairro.
Foi a primeira ação da campanha “Vila sem dengue”, organizada pelo Grupo de Amigos da Vila Operária, do qual faz parte Luiz Aparecido da Silva. A ideia, disse ele, é envolver toda a comunidade, em parceria com o poder público, para eliminar o Aedes aegypti.
O próximo passo será escolher um morador que represente todo o bairro e faça o intermédio entre a comunidade e a Administração Municipal. “Vamos eleger alguém que informe sobre os problemas que enfrentamos no dia a dia”, disse Silva. Essa pessoa estará em contato direto com a população.
Ao poder público, caberá a intensificação das ações de orientação e fiscalização. A partir de segunda-feira, os agentes da Vigilância em Saúde farão visitas de rotina e verificarão se há focos de larvas do mosquito transmissor da dengue nas residências da Vila Operária. Será um trabalho semelhante ao realizado recentemente no Jardim Morumbi.
De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho, os próprios agentes identificarão os imóveis em que haja necessidade de recolher lixo e entulho. Depois, repassarão as informações para que o caminhão de apoio recolha esses materiais. O pedido é para que os moradores não deixem os resíduos nas calçadas.
Fadel Filho avaliou a iniciativa do Grupo de Amigos da Vila Operária como positiva. “Mostra que as pessoas estão começando a se preocupar”. Ao mesmo tempo, alertou que qualquer trabalho desenvolvido pela comunidade precisa receber as devidas orientações, para que os resultados não sejam negativos.