Moradores interditam PR-555 devido ao mau estado de conservação da via

Moradores bloquearam ontem o trânsito na PR-555, entre Nova Esperança e o Distrito de Barão de Lucena, em protesto contra o mau estado de conservação da via. Reclamam que já houve acidentes e até assaltos a motoristas por conta do estado da pista de rolamento. Os roubos acontecem porque os carros trafegam em baixa velocidade, facilitando a abordagem.
Morador em Barão de Lucena desde que nasceu, há 50 anos, o agricultor Lourival Borejo diz que a situação chegou a um ponto insustentável. Tanto que toda a comunidade está apoiando a manifestação, iniciada às 6 horas e que se estenderia até 18 horas.
Só foram liberados para seguir viagem as ambulâncias e veículos de passeio com alguma situação de emergência – pessoas para exames médicos – por exemplo. Não houve grandes filas, informa Borejo, já que os usuários da via retornavam ao constatarem o bloqueio. Nem mesmo veículos escolares foram liberados.
De acordo com o agricultor, há buracos em cerca de 70% da via, o que a torna intransitável em boa parte dos 23 quilômetros entre Nova Esperança, Barão de Lucena, Nova Bilac e outras áreas próximas.
Ainda de acordo com o morador, pelo menos duas pessoas morreram no ano passado em acidentes. Conforme revela, pessoas que trafegam à noite correm risco de assaltos e de ameaças, o que já teria acontecido algumas vezes.
A Polícia Rodoviária Estadual, Posto de Tamboara, manteve uma equipe acompanhando o movimento. O objetivo era garantir a segurança de usuários e manifestantes. Nenhum incidente havia sido verificado até 15 horas.
Os moradores esperam que a solução para os graves problemas na PR-55 saia de uma reunião marcada para hoje, às 14 horas, no DER – Departamento de Estradas e Rodagem – em Maringá. O DER já informou que a reforma da via é prioridade, restando a liberação de recursos. Não há data definida.