Moradores vão definir onde será investido o prêmio de R$ 100 mil

Foi realizado quinta-feira o lançamento do Concurso Melhor Separação e Destinação de Resíduos por Setor de Coleta em Paranavaí, com a presença de presidentes de associações de bairro e de diretores de escolas municipais e estaduais.
O concurso será realizado em duas etapas com a realização de novos estudos gravimétricos: um em dezembro e outro em março. Na primeira etapa, o setor vencedor já será conhecido no dia 9 de dezembro e os moradores da região poderão escolher um conjunto de benfeitorias no valor de R$ 100 mil que serão executadas no bairro.
O conceito do concurso partiu do prefeito Rogério Lorenzetti, depois da apresentação dos resultados de uma gravimetria [pesquisa por amostragem para quantificar e qualificar os tipos de resíduos descartados pela população destinados ao aterro] realizada entre os dias 25 de julho e 1º de agosto, analisando os resíduos dos 11 setores atendidos pelo município.
Esse estudo apontou os bairros com o melhor e o pior aproveitamento da coleta seletiva.
“A ideia é que as escolas e as associações de bairro sejam parceiras neste projeto, porque conseguem difundir rápido a informação e mobilizar a participação em massa dos moradores. Hoje Paranavaí é considerada como modelo nos grandes centros na questão de gestão de resíduos, mas queremos melhorar cada vez mais”, disse o prefeito Rogério Lorenzetti.
“Queremos que todo mundo ganhe com isso. Vai ter um prêmio de incentivo que vai beneficiar a população, mas temos que ter em mente que o maior prêmio é todos nós termos uma cidade melhor, com um gerenciamento de lixo organizado e com uma consciência ambiental elevada”, frisou Lorenzetti.
O diretor de Gestão Ambiental, Edson Hedler, disse que nos próximos dias será concluído o novo estudo gravimétrico que vai apontar as regiões que tiveram maior avanço na prática de separação do lixo reciclável entre os moradores.
“Chamamos aqui os diretores das escolas e presidentes de associações de bairros, porque são os disseminadores de ideais, são as pessoas que vão conseguir estimular a participação da população através do trabalho com as crianças, por exemplo”, explicou Hedler.
Os recursos para as benfeitorias na região vencedora já estão consignados no orçamento de 2014. “Queremos promover a escolha das obras prioritárias através de uma votação com a comunidade já em janeiro. Em fevereiro já autorizo a execução e até abril, o bairro já deve estar com as melhorias executadas”, reafirmou o prefeito.
Os moradores poderão optar por um conjunto de obras ou apenas uma benfeitoria, desde que não ultrapasse o valor do prêmio.
Para a segunda etapa, que será realizada em março do ano que vem, o concurso vai premiar os dois setores que melhor separarem os resíduos. A avaliação será feita através de uma pontuação que será atribuída aos tipos de resíduo encontrados no aterro.
O orgânico, que é um material aceitável no aterro, terá peso positivo de 2 pontos, enquanto o material contaminado, eletrônicos e de saúde, que não devem de maneira alguma ir para o aterro, terão peso negativo de 3 pontos. As notas serão atribuídas de 8 a 10.