Morre aos 90 anos o pioneiro Aníbal Ajita

Morreu na madrugada de segunda para terça-feira Aníbal Ajita, pioneiro de Paranavaí. Com problemas de saúde, estava internado em Maringá e foi submetido a uma cirurgia, mas não resistiu ao procedimento. Ele completaria 91 anos no dia 28 de outubro.
O corpo foi velado na sede da Sociedade Paranavaiense de Desporto e Cultura (SPDC), ontem. Familiares e amigos prestaram homenagens a Ajita e participaram de um culto celebrado no local. O sepultamento foi no final da tarde, no Cemitério Municipal de Paranavaí.
Filho de Engi Ajita e Etuco Ajita, ele nasceu no ano de 1924, no Distrito de Jurucê, em Jardinópolis (SP). Aos 16 anos, mudou-se para Indiana, depois, com 20 anos, foi para Lucélia, ambos os municípios no interior de São Paulo. Trabalhou como boia-fria até os 26 anos, quando decidiu mudar-se para Londrina, onde foi vendedor e balconista.
Aníbal Ajita se casou em 1952 com Norico Yaegashi. Tiveram quatro filhos (Carlos, Luiz, Elza e Maria Ynês) e nove netos. No ano seguinte chegou a Paranavaí. Comprou a filial da empresa em que trabalhou, em Londrina, e fundou a Casas Ajita, sendo o primeiro comerciante a vender calçados.
Em 1964, foi vereador de Paranavaí, eleito pela cadeira da coligação PDC, PSD e PR, conquistando 425 votos – segundo candidato mais votado na ocasião. E já assumiu como presidente da Câmara de Vereadores. Naquele tempo, vereadores eram voluntários.
Aníbal Ajita foi um dos fundadores da Santa Casa de Paranavaí, sendo provedor da unidade hospitalar em 1954. Também participou da fundação da SPDC. Integrou o Conselho da Guarda Mirim, o Conselho Comunitário de Segurança, a diretoria da SPDC e o Rotary Clube.