Mosteiro Mater Carmeli comemora 25 anos de fundação em Paranavaí

Depois de duas décadas e meia, a comunidade de Paranavaí homenageou, na noite de quarta-feira, as fundadoras do Mosteiro Mater Carmeli. Uma missa marcou as comemorações do Jubileu de Prata.
A história começou há 25 anos, quando oito irmãs carmelitas deixaram a cidade de Jaboticabal (SP) para fundar, em Paranavaí, o Mosteiro Mater Carmeli.
As escolhidas para cumprir a missão foram Antonia Lordello, Natalina Grande, Alice Cruz, Thereza Leme da Cruz, Teresinha Tranche, Derly de Paula, Maria de Lourdes Silveira Moraes e Lúcia (noviça).
Elas deixaram a comunidade do Flos Carmeli e receberam da priora uma cruz, uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, a Bíblia e a Regra de Vida dos Carmelitas.
Assim, chegaram a Paranavaí preparadas para fundar a nova comunidade, que, inicialmente, teve como priora provisória Irmã Antonia, que por ter mais tempo de profissão na Ordem era chamada de vigária.
A pedra fundamental do Mosteiro Mater Carmeli foi lançada no dia 6 de outubro de 1991. A sede foi inaugurada no dia 3 de setembro de 1993. Na ocasião, o prior geral da Ordem, Jonh Malley, participou da missa celebrada em comemoração à conclusão das obras.
Cabe destacar que o nome escolhido, Mosteiro Mater Carmeli, foi uma homenagem à Mãe do Carmelo, referência à figura cristã de Maria, mãe de Jesus.